Forte crescimento de retail parks na Europa

Lisboa, 9 de agosto 2016 – Segundo a última publicação “European Retail Park Development” da Cushman & Wakefield, serão inaugurados 1,3 milhões de metros quadrados de novos retail parks na Europa até ao final do ano. Este valor representa um aumento de mais de 50% em relação a 2015. Para 2017 estão previstos mais 1,1 milhões de metros quadrados de novos projetos.

Se todos estes projetos forem concluídos como previsto, a área total ocupada por retail parks na Europa alcançará em 2017 cerca de 40 milhões m 2 . Destes 2,41 milhões de metros quadrados previstos até ao fim de 2017, 2,06 milhões são na Europa Ocidental e os restantes na Europa Central e de Leste.

Este pipeline de retail parks é dominado por França que conta com 54% das novas aberturas, seguida pelo Reino Unido com 17% e Itália com 10%.

Segundo Marta Esteves Costa, associate e diretora ibérica de Research & Consultoria da Cushman & Wakefield, “Após uma fase de menor dinamismo, a procura de espaços em retail parks tem vindo a aumentar na Europa, fruto da necessidade urgente de diferenciação por parte dos operadores, e também de um maior investimento dos proprietários nos projetos, que cada vez mais apostam na imagem e na qualidade dos seus ativos. Por outro lado, o aumento da procura tem também vindo a ser reforçado por um maior número de operadores a optarem por este formato para a comercialização do seus produtos, marcas que antes operavam exclusivamente em centros comerciais e lojas de rua, começam hoje a testar a eficácia dos retail parks, como é o caso da H&M, da Zara ou da Mango”.

Em Portugal os retail parks entraram tarde no mercado, numa fase em que muitos operadores tinham já garantidas localizações em unidades isoladas, as chamadas stand alones , razão pela qual este formato não chegou a atingir o sucesso dos centros comerciais. Ainda assim, a procura por parte deste tipo de unidades comerciais tem vindo a aumentar nos últimos meses, bem como a oferta, estando neste momento em construção 3 retail parks em Portugal que totalizam cerca de 50.000 m 2 . De entre estes, destaque para o Matosinhos Retail Park, com cerca de 30.000 m 2 de ABL e abertura prevista já para este ano.

A Cushman & Wakefield é uma consultora líder global em serviços imobiliários. Os 43.000 colaboradores em mais de 60 países prestam serviços local e globalmente criando valor significativo a ocupantes e investidores em todo o mundo. A Cushman & Wakefield está entre as maiores empresas de serviços imobiliários com uma faturação de 5 mil milhões de dólares através de serviços de agência, representação de inquilinos, vendas e aquisições, gestão de imóveis, gestão de projetos, consultoria e avaliações. Para saber mais visite www.cushmanwakefield.pt

Sobre nós

Multinacional dedicada a serviços imobiliários de consultoria e research, estratégia de portfólio e gestão de risco.