Mercado europeu de centros comerciais cresce através de expansões

·         4,5 milhões m 2 de novos espaços esperados até ao final de 2017; e outros 2,3 milhões m 2 em 2018

Lisboa, 10 de maio 2017 – Segundo a última edição do estudo European Shopping Centre Development publicado pela Cushman & Wakefield, o grande aumento de área de centros comerciais na Europa previsto para os próximos dois anos, passará essencialmente por extensões de centros existentes.

Em termos de tendências de gestão, o estudo destaca um cada vez maior enfoque dos proprietários em captar volume de tráfego através da combinação de tecnologia, organização de eventos, aposta na divulgação, espaços de entretenimento, investimento na diversificação do tenant mix e uma oferta melhorada de restauração e lazer.

A publicação revela que, no início deste ano, a oferta total de centros comerciais na Europa era de 159,4 milhões de m 2 . A Europa Ocidental totalizava 108,6 milhões m 2 e a Europa Central e de Leste 50,8 milhões. Estes números representam um crescimento modesto de novo espaço comercial no último ano – apenas 4,5 milhões m 2 foram inaugurados em 2016.
Apesar do cancelamento de vários projetos, a Rússia foi o país com mais promoção de centros comerciais, tendo somado 863.000 m 2 no segundo semestre de 2016, mais do que o total da Polónia, França e Turquia que somaram em conjunto 748.000 m 2 .

No total, até ao final de 2018 são estimados mais 6,8 milhões de m 2 de novos espaços comerciais.

Na Europa Ocidental, as cidades com mais novos centros comerciais para inaugurar são Paris, Marselha, Helsínquia, Madrid e Londres.

França é o país com um maior oferta futura desta região, com mais de 930.000 m 2 esperados no próximo ano e meio, 56% dos quais em Paris, Marselha, Lyon e Lille.

No Reino Unido, apesar do Brexit, inflação crescente, reduzidos aumentos salariais e um elevado nível de endividamento das famílias, a promoção de centros comerciais continua forte, refletindo compromissos anteriores. Estão em construção cerca de 438.000 m 2 , com aberturas previstas até ao final do próximo ano.

Na Europa Central e de Leste, a Turquia é o país com mais centros comerciais em construção, podendo alcançar os 1,55 milhões m 2 . A Rússia ocupa o segundo lugar da região, com 1,46 milhões esperados até ao final de 2018, incluindo projetos emblemáticos como o Vegas III em Moscovo que terá 120.000 m 2 e a extensão de 107.000 m 2 do centro comercial Evropa em Kursk.

Em Portugal, a evolução positiva do consumo privado e dos níveis de confiança trouxe novo fôlego ao sector de retalho, tendo-se registado em 2016 um novo pico de aberturas de conjuntos comerciais, chegando ao mercado mais de 150.000 m 2 de nova oferta, sendo o centro comercial Nova Arcada em Braga de 68.500 m2, o projeto mais significativo, e ao qual se juntaram 3 retail parks, o Rio Park em Viana do Castelo e o Matosinhos e o Sacavém Retail Park.

Neste ano manter-se-á um ritmo positivo de aberturas, com cerca de 100.000 m 2 de novos projetos comerciais com abertura prevista, todos eles a sul de Lisboa: o Grupo Ikea inaugura de forma faseada até ao final do ano o seu segundo conjunto comercial em Portugal, o MAR Shopping Algarve, com um total de 82.000 m 2 ABL; em Évora, espera-se a inauguração do Évora Shopping com 16.200 m 2 de ABL.

Mas a nova construção nova não é a única via de crescimento do mercado, e também em Portugal se confirma a tendência verificada na Europa, sendo muitos os exemplos de projetos de remodelação de centros existentes que em algumas situações implicam o aumento da área comercial. O NorteShopping, Oeiras Parque e Centro Colombo são exemplos de centros que contam com projetos de expansão.

A Cushman & Wakefield é uma consultora líder global em serviços imobiliários. Os 43.000 colaboradores em mais de 60 países prestam serviços local e globalmente criando valor significativo a ocupantes e investidores em todo o mundo. A Cushman & Wakefield está entre as maiores empresas de serviços imobiliários com uma faturação de 5 mil milhões de dólares através de serviços de agência, representação de inquilinos, vendas e aquisições, gestão de imóveis, gestão de projetos, consultoria e avaliações. Para saber mais visite www.cushmanwakefield.pt

Sobre nós

Multinacional dedicada a serviços imobiliários de consultoria e research, estratégia de portfólio e gestão de risco.