Azkar integra em definitivo rede global da multinacional Dachser

Report this content

Com esta integração, a Dachser reforça a rede europeia e torna-se um dos maiores operadores de logística da Península Ibérica

A Dachser – um dos maiores grupos privados do mundo na área da logística e transporte de mercadorias – integrou por completo a filial ibérica Azkar na sua rede europeia. Assim, a partir de agora, as empresas de transporte terrestre vão operar com os nomes Dachser Spain e Dachser Portugal. O anúncio foi hoje revelado pelo CEO Bernhard Simon, pelo COO Road Logistics Michael Schilling, e por Juan Quintana, Managing Director European Logistics Iberia, na Feira Transports Logistics, que está a decorrer esta semana em Munique.

Esta é a conclusão de um processo de integração que teve início em janeiro de 2013 com a aquisição da Azkar pela Dachser. As duas empresas já cooperavam desde 2007, sendo que, um ano depois, a Dachser avançou com a compra de uma participação de 10 por cento ao então parceiro espanhol. "As duas empresas formaram uma excelente combinação desde o início. Partilhamos os mesmos valores e temos a mesma cultura corporativa e a mesma visão de negócio”, explica Bernhard Simon, CEO da Dachser. "Nesta base, fomos capazes de avançar rápida e suavemente com a integração. Simultaneamente, conseguimos obter um crescimento rentável na Península Ibérica, todos os anos, desde a aquisição".

Desde 2013, a Dachser tem integrado as filiais em Portugal e Espanha na sua rede europeia. As 70 linhas diárias de importação e exportação que já existiam em 2013 aumentaram para 130 em 2016, enquanto que o número de envios de e para a Europa cresceu 40 por cento no mesmo período. Michael Schilling, COO Road Logistics, enfatiza as vantagens de uma rede europeia uniformizada: "O que se vê é o que se adquire. Se tem o nome Dachser inscrito, então há Dachser ali – e o cliente sabe disso. Sistemas de tecnologias de informação integrados, processos uniformizados, fluxos de trabalho e regras iguais para toda a rede são as bases para confiança, segurança e qualidade", acrescenta.

A mudança para as cores Dachser

Um rebranding está a acompanhar a conclusão deste processo de integração e as filiais nacionais em Portugal e Espanha vão operar com os nomes Dachser Portugal e Dachser Spain, respetivamente. "Este foi o nosso objetivo, que foi defendido por funcionários, gestores e clientes", afirma Juan Quintana, Managing Director da European Logistics Iberia. "A rede Dachser apoia o nosso sucesso. Agora estamos a jogar numa liga completamente diferente de há quatro anos, e podemos apoiar os nossos clientes no seu crescimento global. Consequentemente, é lógico e natural darmos o passo seguinte e assumirmos o nome Dachser”, acrescenta. Cinco filiais – Barcelona, Bilbao, Málaga, Porto e Valência – já adotaram totalmente as cores da Dachser (azul e amarelo) e as restantes estão previstas para 2020. Neste momento, 70 por cento dos camiões em circulação já exibem as cores da Dachser.

Estar unido sob a bandeira Dachser beneficia os funcionários e beneficia ainda mais os clientes", conclui Bernhard Simon. "É por isso que, com as expansões de rede em mente, estamos a investir em empregos, instalações e na integração de sistemas e processos. Hoje, em Portugal e Espanha, estamos a iniciar um novo capítulo na nossa história de sucesso que temos vindo a partilhar”, remata.

A Dachser em Portugal e Espanha

Em Espanha e Portugal, a Dachser opera através da unidade de negócio European Logistics e Air & Sea Logistics e emprega 3.353 pessoas em 87 filiais. Na área de Food Logistics, a Dachser tem vindo a colaborar com o parceiro Logifrío desde o início de 2016 como parte da European Food Network. Como um dos maiores operadores de logística da Península Ibérica, a Dachser posiciona-se no transporte terrestre como uma empresa orientada para as exportações. Na Península Ibérica, em 2016, a Dachser realizou cerca de 20,5 milhões de expedições com uma tonelagem de três milhões e atingiu um volume de negócios na ordem dos 741 milhões de euros. No total, a Dachser oferece aos seus clientes em Espanha e Portugal uma área de armazenamento de 424 mil metros quadrados com espaço para 362 mil paletes.

A Dachser é um dos maiores grupos privados do mundo na área da logística e transporte de mercadorias, empregando cerca de 26.500 trabalhadores em 401 filiais em 37 países. A multinacional alemã está presente no mercado ibérico através da Azkar Dachser Group – empresa líder no transporte terrestre de mercadorias, que faz parte do Grupo Dachser desde janeiro de 2013 – e da Dachser Air & Sea Logistics (ASL) que é responsável pelos transportes aéreo e marítimo, oferecendo ainda todos os serviços de valor acrescentado inerentes a estas áreas de negócio. A nível global, em 2016, a Dachser alcançou um volume de negócios de cerca de 5,7 mil milhões de euros. A multinacional alemã processou um total de 80 milhões de expedições, com um volume global de 38,2 milhões de toneladas.

Tags: