Dachser fatura 5,7 mil M€ e prepara investimento de 177 M€ para 2017

Multinacional regista evolução positiva em todas as áreas de negócio, em particular no transporte terrestre de produtos alimentares e industriais

A Dachser – um dos líderes mundiais na indústria de logística e transporte de mercadorias – fechou o ano de 2016 com valores muito positivos. A multinacional atingiu uma faturação de 5,7 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 1,7 por cento face a 2015. O número de envios aumentou 2,4 por cento e situa-se, agora, nos 80 milhões, e a tonelagem transportada registou um crescimento de também 2,4 por cento, atingindo um total de 38,2 milhões de toneladas. Refira-se que este crescimento foi impulsionado pelo transporte terrestre europeu e pela logística para o setor alimentar. "Apesar da volatilidade da economia global, conseguimos manter a nossa posição de mercado estável, através do crescimento orgânico nos níveis dos anos anteriores, ao mesmo tempo em que desenvolvemos soluções para o mercado do futuro", diz Bernhard Simon, CEO da Dachser.

Dentro da unidade de negócio Road Logistics – que constitui 75 por cento da faturação da Dachser –, o segmento Dachser European Logistics é aquele que mais continua a beneficiar das exportações. Em 2016, através do transporte e armazenagem de produtos industriais, a organização alcançou os 3,5 mil milhões de euros de faturação, o que representa um aumento de 2,4 por cento face ao ano anterior. O número de envios e a tonelagem cresceram 2,2 e 2,3 por cento, respetivamente. De acordo com Bernhard Simon, durante o ano de 2016 “as nossas filiais beneficiaram com a forte procura de transportes transfronteiriços no mercado único europeu. No que diz respeito à troca de mercadorias, a Europa é e permanecerá estável e estreitamente interligada”.

O segmento Dachser Food Logistics foi o que, em 2016, registou o maior crescimento, com um significativo aumento de 9,5 por cento, alcançando um total de 812 milhões de euros de volume de negócios. A rede European Food Network registou, também, uma evolução positiva, assumindo-se como a rede de logística alimentar com maior cobertura na Europa. Por sua vez, a receita da unidade de negócio Dachser Air & Sea logistics recuou cerca de três por cento, embora o número de envios tenha permanecido constante. Esta diminuição nas receitas deve-se às baixas taxas de transporte internacional, especialmente no transporte marítimo e aos efeitos negativos do câmbio. "Sabemos como lidar com a natureza volátil do transporte aéreo e marítimo internacional e estamos constantemente a expandir esse campo de negócios", diz Simon.

Dachser vai investir 177 milhões em 2017

Depois dos expressivos 125 milhões de euros investidos no ano anterior, em 2017, a Dachser vai aumentar o investimento para cerca de 177 milhões de euros, sobretudo para expandir a sua rede, melhorar os sistemas informáticos, e para investir em pesquisa e desenvolvimento. “Estamos a estudar intensivamente todos os aspetos das soluções logísticas do futuro e até que ponto estas podem ser digitalizadas. A Dachser lançou processos de inovação em todo o grupo a vários níveis, a fim de manter o seu papel pioneiro na indústria", enfatiza Simon.

A multinacional alemã também tem investido na expansão dos seus serviços contract logistics , criando mais de 350 mil metros quadrados de espaço de armazenamento adicional, oferecendo espaço para mais de 300 mil paletes nos últimos dois anos. Desta forma, a Dachser pode agora oferecer aos seus clientes mais de dois milhões de espaços para paletes em quase 200 armazéns nos quatro continentes.

A Dachser é um dos maiores grupos privados do mundo na área da logística e transporte de mercadorias, empregando cerca de 26.500 trabalhadores em 401 filiais em 37 países. A multinacional alemã está presente no mercado ibérico através da Azkar Dachser Group – empresa líder no transporte terrestre de mercadorias, que faz parte do Grupo Dachser desde janeiro de 2013 – e da Dachser Air & Sea Logistics (ASL) que é responsável pelos transportes aéreo e marítimo, oferecendo ainda todos os serviços de valor acrescentado inerentes a estas áreas de negócio. A nível global, em 2016, a Dachser alcançou um volume de negócios de cerca de 5,7 mil milhões de euros. A multinacional alemã processou um total de 80 milhões de expedições, com um volume global de 38,2 milhões de toneladas.

Tags:

Sobre nós