100.000 vagas gratuitas para as escolas ensinarem a programar

100.000 vagas gratuitas para as escolas ensinarem a programar

vai ensinar crianças do 1º e 2º ciclo a programar!

Já estão abertas as inscrições para o Projeto , uma iniciativa da , com
o apoio da Direção-Geral de Educação (DGE) que oferece a 100.000 crianças do 1º ao 6º ano a possibilidade de aprenderem programação e abraçarem uma aventura digital que os vai levar de utilizadores a criadores. As escolas interessadas em ter Ciências da Computação na sua oferta curricular devem candidatar-se até 7 de outubro. O projeto está desenhado para que qualquer professor possa ensinar a programar.

As escolas que se propuserem ao programa têm que estar equipadas com computadores e acesso à internet (um computador pode servir para até 2 alunos). Os professores terão formação online de 25 horas, acreditada pela Associação Nacional deProfessores de Informática (ANPRI), para estarem preparados para acompanhar os estudantes neste desa o que os levará afamiliarizar-se com o código. As inscrições são feitas aqui até dia 7 de outubro, sendo que à data já estão preenchidos mais de 45.000 lugares.

O Projeto é totalmente gratuito para os estabelecimentos de ensino públicos e privados de Portugal Continental à exceção da área metropolitana de Lisboa, Algarve e escolas dos Arquipélagos da Madeira e dos Açores, sendo que estas podem incentivar as Autarquias locais a aderirem.
Para mais informações consultar o folheto informativo, o site da DGE, ou ainda enviar um e-mail para inscricao.escolas@academiadecodigo.org.

Combater o insucesso escolar e preparar as crianças para a sociedade digital

A missão passa por preparar as crianças para uma sociedade digital, combater o insucesso escolar, desenvolver o pensamento computacional, raciocínio lógico e a capacidade de “problem solving” com a introdução às Ciências da Computação. O programa está dividido numa componente online com vídeos, jogos e exercícios de programação - através da plataforma Blanc - e outra offine com jogos interativos. Desta forma as crianças passam de consumidoras de tecnologia paracriadoras de tecnologia.

Ao todo, no ano letivo 2017/18, as crianças dos 6 aos 12 anos jogaram 208,442 níveis de jogos, foram criados 11,625 projetos de programação por blocos na plataforma Blanc e respondidos 8.116 quizzes sobre programação. “Chegámos a mais de 30.000 crianças, ajudando-as através da Programação, a desenvolver o raciocínio lógico e cognitivo e ao mesmo tempo promovendo a inclusão social na sala de aula através dos nossos conteúdos. Em muitos casos os resultados na disciplina de Matemática melhoraram substancialmente. Na sequência deste sucesso, este ano abrimos 100.000 vagas.” aponta João Magalhães CEO da .

Em 2017, o programa foi o vencedor mundial dos World Summit on the Information Society (WSIS).

A Blanc é uma ferramenta amiga do ensino e das crianças

A plataforma Blanc aparece como ferramenta de inclusão na sala de aula como ilustra este vídeo com testemunhos reais. “Descobrimos que várias escolas e colégios usaram o nosso software para envolver crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) com o resto dos alunos dentro da sala de aula. O facto dos alunos se poderem ligar à plataforma em equipas para resolver os exercícios, fez com que crianças que de outra maneira não conseguiriam participar no ritmo da aula, participassem e ultrapassassem expectativas.” diz João Montenegro Head of Product da plataforma Blanc, da .

Todo o conteúdo lecionado na plataforma anda a par com o programa das disciplinas lecionadas e vai ainda de encontro com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, contribuindo para o progresso dos alunos enquanto cidadãos responsáveis - temas como a Tecnologia, Energias Renováveis, Preservação do Meio Ambiente, Combate às Mudanças Climáticas, Cidades Sustentáveis e Igualdade de Género, por exemplo.