AMANHÃ: 125 ANOS DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO

Amanhã, dia 19 de Maio, assinalam-se os 125 anos do nascimento e Mário de Sá-Carneiro . Quarta, dia 20, continuam os debates O que é ser moderno hoje? . Sábado, dia 23 de Maio, regressa a oficina Orpheu Tipográfico e continua a visita temática Amor+Pessoa . No programa do mês de Maio, há ainda espaço para a poesia contemporânea e para a música.

Amanhã, terça, dia 19 de Maio , abre-se espaço para a poesia, o centro e tema sempre presente na CFP, e assinalam-se os 125 anos de Mário de Sá-Carneiro. O debate, Os destinos de um rei-lua , conta com a participação de Fernando Cabral Martins, Gustavo Rubim e Paula Morão e debruça-se sobre Sá-Carneiro e a sua obra e a sua relação com Pessoa nos 100 anos de Orpheu. Amanhã, às 19h00.

Ainda esta semana, quarta, dia 20 às 19h00,   continuam os debates O que é ser moderno hoje? , desta feita sob o tema Artes e Poesia, como dar a ver? . Este ciclo de mesas-redondas tem lugar alternadamente na CFP e no café Martinho da Arcada, sendo uma iniciativa de António Carlos Cortez, José Mário Silva e Ricardo Duarte .

Sábado, dia 23, às 15h00 , regressa a oficina Orpheu Tipográfico pelo colectivo O Homem do Saco , Esta oficina convida os mais novos a descobrir a tipografia e as onomatopeias nos 100 anos da revista “extinta e inextinguível”. Também sábado, às 11h30 , continua a visita temática A mor+Pessoa que encoraja os visitantes a conhecer Fernando Pessoa e o espaço, lugar e importância do Amor nas suas múltiplas dimensões e vidas.

Na programação do mês da Casa Fernando Pessoa há ainda espaço para a poesia portuguesa contemporânea com a apresentação e leituras de Voo Rasante (editora Mariposa Azual), livro colectivo, dia 28 de Maio, quinta, às 19h00 . Espaço para as audições de piano do Instituto Gregoriano de Lisboa , sábado, dia 30 de Maio, às 12h00 , associando-se a Casa Fernando Pessoa uma vez mais ao ensino artístico. E espaço para a música, dia 30 de Maio, sábado, às 21h30 , com o Open Mind Ensemble , colectivo que combina a improvisação livre com a composição em tempo real. Este concerto encerra o workshop de improvisação em tempo real orientado por Luís Bragança Gil, Impro'voices .

E em Maio continua-se a pensar Orpheu , "revista extinta e inextinguível": nos debates  O que é ser moderno hoje? , na exposição Os testamentos de Orpheu , de Pedro Proença, e na exposição itinerante Nós, os de Orpheu - disponível para circulação nacional e internacional.

Acolhe-se, sexta, dia 22 de Maio, às 18h00 , o lançamento de Apostila , de António Vera (1923-2012).

Agradecemos desde já a vossa colaboração na divulgação destas actividades e juntamos fotografia e informação detalhada.