Exploratório leva conferências sobre a floresta à Casa da Ciência de Braga

Exploratório promove no Planetário - Casa da Ciência de Braga um ciclo de conferências no âmbito da exposição “A Floresta. Muito mais do que madeira”. O ciclo, a resultar de uma parceria do Centro Ciência Viva de Coimbra com a Fundação “la Caixa”, tem início sexta-feira, 7 de dezembro, com António Coutinho a apresentar uma “perspetiva cultural” dos bosques mediterrânicos. Seguem-se conferências dos investigadores Jorge Paiva (14 dezembro) e Raquel Pires Lopes (21 dezembro).

Depois de Coimbra e Viseu, a Fundação “la Caixa” está a apresentar a exposição “A Floresta. Muito mais do que madeira” no Planetário – Casa da Ciência de Braga. O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, em parceria estabelecida com a Fundação “la Caixa”, promove um ciclo de conferências sobre a floresta, com início marcado para esta sexta-feira, 7 de dezembro, e a contar com a participação dos investigadores António Coutinho, Jorge Paiva e Raquel Pires Lopes.

“Uma perspetiva cultural para as árvores e arbustos dos Bosques Mediterrânicos – lendas da Mitologia a eles associadas e origem dos seus nomes científicos” é o tema com que abre esta sexta-feira, às 21h15, no Planetário – Casa da Ciência de Braga, o ciclo de conferências, com António Coutinho, do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Segue-se, a 14 de dezembro, a conferência “A relevância do Bosque Ibérico na História Peninsular”, por Jorge Paiva, igualmente investigador do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. O ciclo encerra a 21 de dezembro, com a investigadora Raquel Pires Lopes, do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Professores da Universidade de Aveiro, a apresentar a conferência “Árvores Monumentais de Portugal, uma memória viva”.

“A Floresta. Muito mais do que madeira” é a primeira exposição itinerante da Fundação “la Caixa” em Portugal. Um dos seus grandes objetivos é demonstrar que a floresta, mais do que um conjunto de árvores, é um complexo ecossistema onde habitam e se relacionam um grande número e variedade de seres vivos.