Agora os Furgões Podem Travar Automaticamente ao Detectarem Peões; Ford Introduz Nova Tecnologia na Transit

• Furgões Ford podem agora detector pessoas na estrada e travar automaticamente na eventualidade do condutor não responder aos avisos

• Tecnologia de Assistência à Pré-Colisão utiliza sistemas de radar e câmara para localizar pessoas na estrada e mesmo as que se encontrem nos passeios e possam vir a cruzar-se no caminho do veículo

• Novos veículos comerciais Ford Transit e Transit Custom são os primeiros do seu género com capacidade de detecção de peões

COLÓNIA, Alemanha, 12 de Agosto 2016 – Hoje em dia os peões são frequentemente distraídos por jogos de ‘smartphones’, mensagens e vídeos ao mesmo tempo que atravessam as estradas. Agora a Ford introduz a tecnologia que permite que os furgões de mercadorias possam detectar as pessoas na estrada e, automaticamente, travar caso o condutor não responda aos avisos.

Originalmente desenvolvido para veículos de passageiros, como o Ford Mondeo, a Detecção de Peões processa informações a partir de um radar localizado no pára-choques, e uma câmara montada no pára-brisas. Ao mesmo tempo, uma base de dados de "contornos humanos" permite que o sistema possa distinguir pessoas nas bermas da estrada e objectos como árvores e sinais de trânsito.

Disponível desde já para a Transit e Transit Custom, a tecnologia de Detecção de Peões pode até mesmo prever quando as pessoas podem sair dos passeios e cruzar-se no caminho de um veículo em aproximação. É a primeira vez que a tecnologia é disponibilizado para veículos comerciais desta dimensão.

De acordo com dados oficiais, mais de 70.000 peões perderam a vida nas estradas europeias entre 2004 e 2013.* A Ford promoveu recentemente um inquérito a 10.000 pessoas a nível Europeu para melhor compreender a questão da distracção dos peões na travessia das estradas, incluindo situações em que não existiam passadeiras de peões.** A maioria dos utilizadores de ‘smarphones’ inquiridos (57 por cento) admitiu usar o seu equipamento enquanto atravessavam estradas e quase metade (47 por cento) a falar ao telefone.

“Leva apenas uma fracção de segundo para um condutor de um veículo de distribuição verificar um endereço, mas isso pode ser apenas o momento em que um incauto peão ponha um pé na estrada”, disse Gregor Allexi, engenheiro de segurança activa, Ford Europa. "Em casos como este, a tecnologia de Detecção de Peões pode ajudar a evitar um acidente, ou reduzir a sua gravidade.”

Os engenheiros da Ford testaram o sistema em circuitos fechados, usando equipamento colocado em manequins em tamanho natural. A equipa de desenvolvimento também passou meses a testar e aperfeiçoar o sistema em estradas de cidades europeias apinhadas de peões, como Paris e Amesterdão, para provar a confiabilidade do sistema sob condições reais, cobrindo mais de 10.000 quilómetros de condução urbana.

O sistema de travagem de emergência – denominado Assistente de Pré-Colisão - funciona numa série de etapas. Se o sistema detectar um peão e determinar que uma colisão tornou-se iminente, o condutor vai receber primeiro um alarme sonoro e um aviso visual no painel de instrumentos.

Caso o condutor não responda ao aviso, o Sistema então reduz o tempo necessário para activar os travões, reduzindo o espaço entre os calços de travões e os discos. Se continuar a não haver acção por parte do condutor, os travões são aplicados automaticamente e a velocidade do veículo é reduzida.

“Tecnologias avançadas, como o Assistente de Pré-Colisão, considerados como tecnologia do futuro há apenas um par de anos atrás, começam já a fazer diferença nas estradas do Reino Unido, ajudando os condutores a reagir rapidamente ao inesperado, como um peão que se atravessa à sua frente,” afirmou Luke Bosdet, porta-voz da Automobile Association. “Para os condutores de veículos de distribuição e outros negócios, este é um grande avanço, não apenas na ajuda à prevenção de acidentes, mas também na protecção dos condutores de incidentes que não sendo criados por si iriam afectar o negócio.”

A Transit e a Transit Custom, os mais recentes veículos comerciais da Ford, com Detecção de Peões, estão a partir de agora à venda em toda a Europa, contando com o novo motor diesel Ford EcoBlue de 2.0 litros, o qual oferece melhor performance e custos de manutenção, com uma redução no consumo de combustível de até 13 por cento.

Os novos modelos beneficiam de outras tecnologias avançadas que aumentam a confiança e o conforto a quem está ao volante, tais como Controlo de Velocidade Adaptativo, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Estabilização aos Ventos Laterais.

* Observatório Europeu de Segurança Rodoviária. Traffic Safety Basic Facts 2015 http://ec.europa.eu/transport/road_safety/pdf/statistics/dacota/bfs2015_main_figures.pdf

** Inquérito levado a efeito durante o mês de Setembro de 2015. Amostra: 10.022 adultos utilizadores de um ‘smartphone’ ou equipamento portátil na Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Itália, Reino Unido, Roménia e Turquia

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 203,000 empregados e 67 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com.??

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.