As Vitórias da Ford em Le Mans Agora em Versão LEGO® Criadas Para Inspirar Pilotos, Engenheiros e Designers do Futuro

·         Os carros de competição da Ford que venceram nas edições de 1966 e 2016 das 24 Horas de Le Mans já estão disponíveis integrados na exclusiva gama de modelos LEGO® Speed Champions

·         O novo kit recria o icónico Ford GT40 e o actual Ford GT. As mini-figuras, a bandeira de xadrez e o troféu ajudarão a reviver estas famosas vitórias repetidamente

·         Desenhar este exclusivo kit foi um “projecto de sonho” para o chefe de design da LEGO, Craig Callum, um antigo desenhador de automóveis que competiu com veículos Ford no seu tempo livre

COLÓNIA, Alemanha, 1 de Março 2017 – É um presente que levou 50 anos a ser feito e que poderia ter colocado o seu filho ou filha no caminho de se tornar uma lenda das quatro rodas. O icónico Ford GT40 e o novo Ford GT que venceram nas 24 Horas de Le Mans de 1966 e 2016, voltam a reviver em peças de LEGO®.

A nova colecção LEGO Speed Champions inclui ambos os carros, assim como mini-figuras dos pilotos, uma bandeira de xadrez e até um troféu, permitindo mais facilmente recriar essas históricas vitórias.

“Muitas pessoas da minha equipa cresceram com a história da lendária vitória da Ford de 1966 e experimentaram a emoção de construir e desenhar pela primeira vez através de peças LEGO,” disse Dave Pericak, director global, Ford Performance. “Este kit é uma poderosa forma de contar a nossa história de Le Mans e esperamos que possa inspirar pilotos, engenheiros e designers do futuro.”

A Ford venceu em Le Mans no ano passado, depois de retornar à cena daquele que foi um resultado histórico de um pódio completo há 50 anos atrás. Quatro Ford GT voltarão a competir em Le Mans na edição de 2017. O grupo LEGO trabalhou lado a lado com as equipas de design e licenciamento da Ford em cada detalhe do carro vencedor em 1966 e do novo Ford GT de competição.

“Este foi um projecto de sonho, com muita pressão. O Ford GT40 é um dos carros de competição mais icónicos de sempre, e o novo Ford GT é simplesmente incrível, ” assegura Craig Callum, responsável de design da LEGO Speed Champions. “Sabemos que estes modelos, criados para as crianças mas sem esquecer também os fãs adultos, vão ser minuciosamente escrutinados sobre a sua autenticidade.”

Callum, que nos seus tempos livres compete com um Ford Model A hot-rod, e começou a sua Carreira a desenhar automóveis de tamanho real, ajudou a desenvolver dez protótipos antes de se seleccionar a versão final de cada um dos modelos, todos criados a partir de peças LEGO já existentes.

Pode assistir a Callum a montar o novo kit em tempo recorde em https://youtu.be/lauf-iym1zM

Os novos conjuntos do Ford GT 2016 e Ford GT40 1966 estão disponíveis para encomenda a partir de dia 1 de Março de 2017 em LEGO.com/shop, com um PVP recomendado de 34,99 euros. Também está disponível um conjunto LEGO do Ford Mustang, assim como outros do Ford F150 Raptor e do Ford Model A hot-rod.

Notas editor:

• Vitória de 2016 em Le Mans
O Ford GT com o número #68 de Sébastien Bourdais (FRA), Joey Hand (EUA) e Dirk Müller (ALE) cortou a linha de meta como vencedor da classe GTE-Pro da edição de 2016 das 24 Horas de Le Mans.

• Pódio completo em Le Mans 1966
O Ford GT40 Mark II com o número #2 pilotado por Bruce McLaren (NZ) e Chris Amon (NZ) acabou na primeira posição em Le Mans em 1966, ocupando o lugar mais alto do pódio todo ele composto por carros Ford. A corrida de 1966 foi a primeira vitória da Ford em Le Mans e a primeira de quatro vitórias sucessivas na icónica prova de resistência.

• O Ford GT 2016
O Ford GT, o supercarro de competição de ultra alta performance é o veículo Ford de produção em série mais avançado de sempre, equipado com a mais recente tecnologia do motor EcoBoost, aerodinâmica e materiais de baixo peso, uma montra de inovação para a marca Ford. A velocidade máxima do Ford GT é de 347km/h.

• O Ford GT40 Mark II 1966
O Ford GT40 Mark II contava com um chassis em alumínio de baixo peso, tracção traseira e um motor Ford V8 de 7.0 litros. O carro foi denominado GT (Grand Touring) com o 40 a fazer referência à sua altura até ao topo do pára-brisas em polegadas.

• LEGO® Speed Champions
LEGO Speed Champions coloca as crianças no lugar do condutor já que lhes permite construir e pilotar alguns dos mais famosos carros da história, com design autêntico e emocionantes acessórios que inspiram a imaginação dos mais jovens.

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 201.000 empregados e 62 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing e serviços a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Para expandir o seu negócio, a Ford persegue agressivamente oportunidades emergentes através de investimentos em electrificação, autonomia e mobilidade. A Ford fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit. Para mais informação sobre a Ford e os seus produtos e serviços, visite a página www.corporate.ford.com. ?

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 52.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.