Ford Arranca Produção Europeia do Novo SUV EcoSport na Roménia Para Satisfazer a Crescente Procura

·         A produção do novo Ford EcoSport arranca em Craiova (Roménia), de forma a satisfazer a crescente procura de modelos SUV compactos, criando também novos postos de trabalho na Europa

·         Ford investe até 200 milhões de euros em Craiova para a produção do EcoSport; desde 2008 em Craiova, o investimento total da Ford no país ultrapassa 1.000 milhões de euros

·         A produção do novo EcoSport implica a criação de 1.700 novos postos de trabalho na fábrica romena da Ford, unidade de classe mundial; até ao final do ano, a fábrica empregará 3.900 pessoas. O EcoSport fabricado em Craiova será comercializado em 56 mercados de quatro continentes

·         O renovado Ford EcoSport apresenta agora um habitáculo mais sofisticado, um potente e económico motor diesel EcoBlue de 1,5 litros, um sistema Intelligent All Wheel Drive e passa a dispor de uma versão ST-Line, mais desportiva

CRAIOVA, Roménia, 12 de Outubro de 2017 – Apostando no segmento que regista o mais rápido crescimento na Europa, a Ford Motor Company começou hoje a produção do novo SUV compacto Ford EcoSport na sua linha de montagem de Craiova (Roménia).

A decisão de construir o novo EcoSport na Europa em vez de o importar da fábrica Ford de Chennai (Índia) vai ajudar a Ford a satisfazer a elevada e crescente procura do modelo por parte dos clientes.

Segundo Steve Strong, Vice-Presidente da Ford e Presidente para a Europa, Médio Oriente e África, “O EcoSport é mais um exemplo de como a Ford está a incrementar a sua actividade e negócio com base nos nossos pontos fortes, incluindo modelos SUV de classe mundial. Com cada vez mais procura pelo EcoSport, e modelos SUV compactos em geral, este é o momento exacto para instalar a produção na Europa, de forma a irmos ao encontro das necessidades dos nossos clientes.

Klaus Iohannis, Presidente da Roménia, Mihai Tudos, Primeiro-Ministro do país e outros altos dignatários nacionais e locais juntaram-se aos quase 4.000 trabalhadores da Ford no momento que as primeiras unidades do EcoSport saíam da linha de montagem.

No ano passado, as vendas totais de modelos SUV nos 20 mercados tradicionais europeus da Ford cresceram 27% e representaram mais do que 1 em cada 4 novas matrículas de automóveis de passageiros. As vendas de modelos SUV da Ford na Europa aumentaram mais de 30 por cento em 2016, tendo registado já um crescimento de 27 por cento no decorrer dos primeiros oito meses do presente ano.

O aumento de vendas de SUV também se traduz em mais postos de trabalho. Até ao final do ano, a Ford vai criar mais 1.700 postos de trabalho na fábrica de Craiova, totalizando uma força de produção de 3.900 elementos, entre os que trabalham na produção de veículos e os afectos à produção de motores. Desde que assumiu o controlo da fábrica em 2008, o investimento total da Ford nesta fábrica de classe mundial ultrapassa já os 1.000 milhões de euros.

A fábrica de Craiova é o único ponto de produção do EcoSport para a Europa (excluindo a Rússia), abastecendo 56 mercados em quatro continentes. Neste conjunto estão incluídos mercados tão diversos como Reino Unido, Nova Caledónia (Oceânia), Turquemenistão (Ásia Central) e África do Sul.

A fábrica Ford de Craiova continua, também, a produzir o motor 1.0 Ecoboost da Ford, o único motor a conquistar o prémio de “Motor do Ano Internacional” quatro vezes consecutivas.

O Novo Ford EcoSport

O novo Ford EcoSport oferece um elevado nível de versatilidade e funcionalidade, um interior mais requintado e um visual exterior mais cuidado, bem como um conjunto de novas tecnologias, tais como o sistema Ford Intelligent All Wheel Drive que proporciona melhores condições de tracção numa condução em fora-de-estrada. O sofisticado motor diesel EcoBlue de 1,5 litros disponibiliza potências até 125 CV e emissões de C02 optimizadas. *

O interior redesenhado integra comandos mais intuitivos e materiais suaves ao toque, uma nova consola central e bancos mais confortáveis.

Pela primeira vez, o EcoSport está, também, disponível numa versão ST-Line, mais desportiva e inspirada na linha Ford Performance.

* Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projecta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos eléctricos e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em electrificação, veículos autónomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 203.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 52.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 66.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.