Ford Dá aos Clientes Mondeo o Poder de Escolha; Agora Disponíveis 14 Versões a Gasolina, Diesel e Híbrido

• Novo Ford Mondeo está agora disponível para encomenda em 14 combinações de motorização dando aos clientes o poder de escolha na gama Mondeo mais ampla de sempre
  • Ford inicia a produção do Mondeo com o premiado motor 1.0 EcoBoost a gasolina, os novos e eficientes diesel 1.5 litros TDCi e o 2.0 litros TDCi com 210cv de potência
  • Gama Mondeo passa a incluir versões equipadas com a transmissão integral AWD da Ford que se juntam ao Mondeo Hybrid e às configurações de carroçaria de quatro e cinco portas e station wagon
  • Ford recebe mais de 8.000 encomendas Mondeo desde o seu lançamento no final do ano passado; metade dos clientes escolheu os avançados faróis LED dinâmicos e a tecnologia de Assistência Activa ao Estacionamento

COLÓNIA, Alemanha, 18 de Fevereiro 2015 – A Ford ampliou ainda mais o número de combinações de motorização que estão disponíveis para encomenda no novo Ford Mondeo para proporcionar a escolha mais alargada de sempre aos clientes europeus.

A produção das versões equipadas com o multi-premiado 1.0 EcoBoost da Ford - o primeiro motor a gasolina de 1litro no segmento – acaba de arrancar. A gama é ainda mais ampliada com a introdução dos novos diesel 2.0TDCi de 210 cv, do eficiente novo 1.5TDCi e com a tecnologia de tracção integral AWD inteligente para um desempenho optimizado.

O novo Mondeo oferece agora 14 combinações de motorização, numa abrangente gama de carroçarias com quatro portas, cinco portas e station wagon, a saber:

• 125 cv 1.0 litros EcoBoost a gasolina, caixa manual
  • 160 cv 1.5 litros EcoBoost a gasolina, caixa manual e automática
  • 203 cv e 240 cv 2.0 litros EcoBoost a gasolina, caixa automática
  • 120 cv 1.5 litros TDCi diesel, caixa manual
  • 150 cv e 180 cv 2.0 litros TDCi diesel, caixa manual e automática
  • 150 cv e 180 cv 2.0 litros TDCi diesel, tracção integral AWD inteligente
  • 210 cv 2.0 litros TDCi diesel,  caixa automática
  • 187 cv híbrido a gasolina/eléctrico

Estão igualmente disponíveis na gama Mondeo as versões ECOnetic de ultra-baixas emissões de CO 2 e a nova versão topo de gama Vignale, associada a uma sofisticada experiência de propriedade, será lançada ainda este ano com o Ford Mondeo Vignale.

“"Com a gama completa de motorizações já a sair da linha de produção da nossa fábrica de Valência, Espanha, a Ford oferece agora aos clientes Mondeo a mais ampla escolha de sempre", disse Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço, Ford Europa. "A sofisticada tecnologia, como os nossos cintos de segurança traseiros insufláveis, uma estreia no segmento, ajudam a tornar o Mondeo uma opção ainda mais atraente.”

Desde que foi lançado no final do ano passado, a Ford recebeu mais de 8.000 encomendas do novo Mondeo. As vendas do novo Mondeo subiram 29 por cento em Janeiro, quando comparado com período homólogo do ano anterior, e as encomendas recebidas cresceram60 por cento.

As avançadas tecnologias provaram a sua popularidade, com 53 por cento dos clientes a encomendarem a Assistência Activa ao Estacionamento com estacionamento Perpendicular, e 44 por cento escolheu faróis LED dinâmicos com Sistema de Iluminação Dianteira Adaptativa.

Novos e inovativos motores
A versão 125cv do motor Ford 1.0 EcoBoost possui uma calibração específica para o Mondeo que lhe confere consumos de 5.1 l/100 km e emissões de 119 g/km CO 2 .*

Nomeado ‘International Engine of the Year’ em 2014 pela terceira vez consecutiva, um feito sem precedentes, o 1.0 EcoBoost debita a potência de um motor de maior capacidade, graças às tecnologias base EcoBoost como a injecção directa de alta pressão e a abertura de válvulas de temporização variável. Um turbo de baixa inércia atinge rotações na ordem das 248,000 rpm, mais de 4,000 vezes por segundo e cerca de duas vezes mais a rotação máxima dos turbos que equipam os motores de Fórmula 1 de 2014.

O novo motor 2.0 litros TDCi bi-turbo debita 210cv e 450Nm de binário – a partir das 2000 rpm – com emissões de CO 2 de 124 g/km e consumo combinado de 4.8 l/100 km.* O novo motor é combinado com a caixa de velocidades automática Ford PowerShift de dupla embraiagem e permite uma aceleração dos 0-100 km/h em 7.9 segundo.

O design do bi-turbo sequencial controlado electronicamente permite uma rápida resposta do motor. É utilizada uma pequena turbina de baixa inércia para responder rapidamente no arranque e um turbo de maiores dimensões de alta inércia permitindo suportar cargas maiores no desempenho máximo.

O avançado e novo motor diesel Ford 1.5TDCi de 120 cv substitui o 1.6TDCi de 115 cv na maioria dos Mercado, incluindo Portugal, reduzindo as emissões de CO 2 em 5 g/km para 104 g/km com uma câmara de combustão optimizada, uma nova injecção de combustível de alta pressão e tecnologia de turbocompressão de geometria variável, permitindo consumos combinados de 4.0 l/100 km.*

O novo motor 1.5TDCi que cumpre as normas de emissões europeias de Nível VI, vem também equipado com uma armadilha de NO X para emissões de escape mais limpas, ao mesmo tempo que a fricção interna é mais reduzida com aplicações microscópicas de revestimento do tipo diamante.

Quatro rodas motrizes sofisticadas
Os clientes do novo Mondeo podem agora optar pela tracção integral com o motor 2.0TDCi de 150cv e caixa manual de seis velocidades, ou com o mesmo motor de 180cv e caixa automática PowerShift de seis relações.

O sistema Intelligent All-Wheel Drive da Ford proporciona uma suave transição entre o desempenho da tracção dianteira e a integral, melhorando automaticamente a tracção e a maneabilidade sempre que necessário. O sistema avalia continuamente a aderência dos pneus ao piso a cada 16 milésimos de segundo e pode ajustar a entrega da potência individualmente às rodas em 100 milésimos de segundo.

“Quer se trate de melhorar o desempenho, a eficiência, o refinamento ou a segurança, todos os novos Mondeo continuam a estabelecer novos níveis de expectativa", disse Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa. "Os clientes já dispõem de algumas características fantásticas e a tracção integral AWD inteligente é outra razão para eles se sentirem entusiasmados.”

O novo motor 2.0 litros TDCi com bloco de motor revisto, novos designs dos cilindros e injecção de combustível e tecnologia de turbocompressão de geometria variável, esteve entre os primeiros novos Mondeo disponíveis para encomenda a partir de Setembro do ano passado. A gama Mondeo inclui também os novos motores a gasolina 1.5 EcoBoost de 160cv com tecnologia de colector de escape integrado, 2.0 EcoBoost com 203 cv e 240 cv e o novo Mondeo Hybrid.

O Mondeo Hybrid, o primeiro veículo híbrido eléctrico alguma vez fabricado pela Ford na Europa, está disponível na versão de quatro portas e usa dois motores eléctricos e uma bateria de iões de lítio de 1,4 kWh, combinado com um motor 2.0 litros de ciclo Atkinson a gasolina que permite conduzir até 135 km/h em modo eléctrico. A motorização disponibiliza 187 cv com consumo de 4,2 l/100 km e 99g/km de CO 2 . *

Tecnologia avançada
As tecnologias avançadas Ford e as características de conforto provaram ser um êxito, entre as quais a Assistência Activa ao Estacionamento com Estacionamento Perpendicular, permite aos condutores detectarem espaços de dimensão adequada e encaminhar em mãos livres o veículo para aqueles lugares, quer sejam em paralelo com a estrada ou lado a lado com outros veículos.

Igualmente populares são os faróis LED dinâmicos com Sistema de Iluminação Adaptativo que ajusta o ângulo do feixe luminoso e a sua intensidade de acordo com o ambiente em que se conduz. Em cerca de 27 por centos dos modelos foi encomendado o volante aquecido e em 20 por cento os bancos traseiros aquecidos.

O novo Mondeo estreia também a nova tecnologia de Assistência Pré-Colisão com Detecção de Peões da Ford, a qual pode detectar pessoas na estrada à sua frente ou nas imediações, ou que se possam cruzar no caminho do veículo. Se o sistema detectar uma potencial colisão aplica automaticamente os travões caso o condutor não responda aos avisos.

O motor diesel 2.0TDCi de 150cv é o mais popular até à data com 43 por cento das vendas, dos quais 52 por cento dos consumidores optaram pela carroçaria que está apenas disponível na Europa, a station wagon. A cor Panther Black reúne a preferência de 29 por cento dos compradores por realçar o perfil coupé e o design técnico e sofisticado da parte frontal do Mondeo.

Representante da Marca Ford em Portugal.