Ford Focus RS RX Estreia no Rallycross em Portugal; Carro com 600 cv Pilotado por Ken Block e Andreas Bakkerud

• O novo Ford Focus RS RX com 600cv faz a sua estreia em competição no Campeonato do Mundo de Rallycross da FIA em Portugal no fim-de-semana de 16 e 17 de Abril

• Os carros da equipa de fábrica Hoonigan Racing Division aceleram dos 0 aos 100km/h em menos de dois segundos e são conduzidos pelo americano Ken Block e pelo norueguês Andreas Bakkerud

• Ford GT de competição faz também a sua estreia na Europa, no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, na prova das 6 Horas de Silverstone, no Reino Unido, no mesmo fim-de-semana

LISBOA, Portugal, 15 de Abril 2016  – O novo Ford Focus RS RX de 600cv estreia-se este fim-de-semana no Campeonato do Mundo de Rallycross da FIA em Portugal, com a equipa de fábrica Hoonigan Racing Division.

O americano Ken Block e o norueguês Andreas Bakkerud pilotarão o Ford Focus RS RX na prova de abertura que terá lugar na pista de rallycross da pitoresca vila de Montalegre, na região montanhosa de Vila Real.

O circuito apresenta um desafio único para pilotos e engenheiros: a 1800 metros acima do nível do mar é o evento a mais elevada altitude no calendário Mundial de RX e os motores necessitam ser bem afinados para lidar com a altitude.

Apresentando tracção integral e um arranque dos 0 aos 100km/h em menos de dois segundos, os Focus RS RX são optimizados para as batalhas de rallycross. O desenvolvimento do Focus RS RX foi fruto de uma colaboração global entre a Ford Performance, a Hoonigan Racing Division de Block e da M-Sport, sediada no Reino Unido.

Vinte e três supercarros, cada um deles equipado com uns espantosos 600 cavalos de potência, vão disputar entre si em Portugal quatro sessões de qualificação, duas semifinais e uma final. A equipa faz o arranque em Portugal depois de ter efectuado recentemente um teste no aeródromo de Kirkbride, em Cumbria, no Reino Unido.

A qualificação dos Focus RS RX terá lugar no sábado, 16 de Abril, às 14:00 e às15:45 e as semifinais terão lugar no domingo, 17 de Abril, às 10:30 e às 11:30. A final será no domingo com arranque às 14:00.

Entretanto o Ford GT fará igualmente a sua estreia europeia nas 6 Horas de Silverstone, no Reino Unido, prova integrada no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA. A sessão de qualificação está agendada para sábado, 16 de Abril, das 12:50 às 13:10 e o início da corrida de 6 horas será no domingo 17 de Abril, às 13 horas.

Podem acompanharem as equipas nas redes sociais da Ford Performance nos seguintes links:
  Vídeo do primeiro teste do Focus RS RX com o Ken Block em Lousada pode ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=lKGngRbKiTw

Nota para os editores:

Calendário do Campeonato do Mundo de Rallycross FIA:

• PORTUGAL – MONTALEGRE – ABRIL 16/17
  • ALEMANHA – HOCKENHEIM –MAIO 7/8
  • BÉLGICA – METTET – MAIO 14/15
  • REINO UNIDO – LYDDEN HILL – MAIO 28/29
  • NORUEGA – HELL – JUNHO 11/12
  • SUÉCIA – HOLJES – JULHO 2/3
  • CANADÁ – TROIS-RIVIERES – AUGUST 6/7
  • FRANCE – LOHEAC – SETEMBRO 3/4
  • ESPANHA – BARCELONA –SETEMBRO 17/18
  • LETÓNIA – RIGA – OUTUBRO 1/2
  • ALEMANHA – ESTERING – OUTUBRO 15/16
  • ARGENTINA – ROSÁRIO – NOVEMBRO 26/27

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 199,000 empregados e 67 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com.??

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.