Ford Nomeia Joel Piaskowski Responsável de Design da Ford Europa

• Joel Piaskowski, designer com 24 anos de experiência internacional, foi nomeado director de design da Ford Europa a partir de 1 de Julho

• Piaskowski substitui Martin Smith, que liderou a equipa de design da Ford Europa nos últimos 10 anos. Até ao final do ano, data em que terminará as suas funções, Smith trabalhará num projecto global sobre o design futuro da Ford
• Sob a liderança de Smith, a Ford Europa desenvolveu a sua influente linguagem de “kinetic design” e supervisionou o design de modelos de êxito como o Focus, Fiesta, Kuga, S-MAX e Mondeo, assim como ‘concept cars’ onde se incluem o losis e o Evos

• Piaskowski, actual responsável do Grupo Estratégico de Concepts da Ford, juntou-se ao grupo em 2010 como director de Design Exterior na América e liderou a equipa na criação de vários veículos, incluindo o novo Ford Mustang e o Ford F-150

A Ford nomeou Joel Piaskowski, designer com 24 anos de experiência internacional no sector automóvel, como novo director de design da Ford Europa a partir de 1 de Julho.

Piaskowski, de 45 anos, substitui Martin Smith, de 64, que liderou durante os últimos 10 anos o premiado grupo de Design da Ford Europa. Smith trabalhará num projecto global sobre o design futuro da Ford, em conjunto com Moray Callum, vice-presidente de Design da Ford Motor Company, até á data da sua saída no final do ano.

“A liderança e a paixão de Martin por excelente design não só rejuvenesceu a gama de veículos da Ford Europa como influenciou o design global da marca” diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford. “Na sua nova função, Martin continuará a ajudar a nossa equipa de design criando veículos futuros que se ajustam aos valores da Ford, que sejam ainda mais distintos dos nossos concorrentes e que correspondam melhor aos gostos dos nossos clientes”.

Smith juntou-se á Ford em 2004 vindo da General Motors Europa e foi responsável pelo desenvolvimento de uma nova linguagem de design exterior para a Ford Europa que ficou conhecida como “kinetic design” – linhas dramáticas e fortes que expressam a “energia em movimento”.

O “Kinetic design” teve como resultado os reconhecidos designs de modelos da Ford que incluem a primeira geração de S-MAX e Kuga, a quarta geração do Mondeo e a segunda geração do C-MAX, assim como o design de modelos actuais do Focus e Fiesta vendidos em todo o mundo. Smith também foi responsável pela criação de um número significativo de ‘concepts cars’ da Ford, incluindo o losis, Iosis X, Iosis MAX, Verve, Evos e, mais recentemente, o S-MAX Concept.

Smith será substituído por Joel Piaskowski, actual chefe do Grupo Estratégico de Concepts da Ford nos Estados Unidos. Será responsável pelo design de todos os ‘concepts cars’ e veículos produzidos em série na Europa e dará apoio a iniciativas de design global da Ford. Piaskowski reportará a Moray Callum e a Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa.

“Estamos agradecidos por alguém com o calibre de Joel se juntar á nossa equipa europeia para continuar a nossa liderança em design e que nos ajude a alcançar novas metas” disse Stephen Odell, presidente da Ford Europa, Médio Oriente e África.

Piaskowski nasceu no Michigan e licenciou-se em 1990 no College of Creative Studies de Detroit com uma licenciatura em Belas Artes e especialização em design de transportes. Juntou-se á Ford em 2010 como director de Design Exterior da América e tem dirigido a equipa na criação de vários veículos, incluindo o novo Ford Mustang e o Ford F150.

Em Janeiro de 2013, Piaskowski foi nomeado director de Design da Ford Ásia Pacífico, com sede no Centro de Design da Ford Ásia Pacífico, em Melbourne, Austrália. Recentemente, voltou a Dearborn, Michigan, para supervisionar os estudos avançados de design global da Ford.

Antes de ingressar na Ford, Piaskowski foi presidente do centro de design avançado da Mercedes, na Califórnia, de 2009 a 2010, e anteriormente trabalhou durante 6 anos como director de design da Hyundai nos Estados Unidos. Começou a sua carreira na General Motors em 1990, e trabalhou durante 12 anos no design interior e exterior para várias marcas.

“A experiência internacional de Joel e a sua versatilidade no design de produto são particularmente importantes para continuarmos a aumentar o nosso talento em design para podermos oferecer veículos de verdadeira classe mundial”, diz Moray Callum, vice-presidente de Design da Ford.

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 183.000 empregados e 65 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford e os seus produtos em todo o mundo, por favor consulte www.corporate.ford.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 50,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 69,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (13 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 9 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.