Ford Produz Motor EcoBoost 2 Milhões Respondendo à Crescente Procura dos Mercados em Todo o Mundo

• Mais de 100,000 motores EcoBoost são actualmente produzidos todos os meses, com objectivo de atingirem os 1.2 milhões em 2013, 60 por cento mais que em 2012

• A procura dos clientes excede globalmente as projecções, com 43 por cento dos clientes B-MAX na Europa a optarem pelo EcoBoost. Na Ásia, 95 por cento dos clientes Kuga escolhem EcoBoost e na América do Norte, 90 por cento dos compradores de Escape optam igualmente pelo EcoBoost

• A Ford duplicou recentemente a capacidade de produção do motor EcoBoost 1.0 em Colónia, Alemanha, para mais de 1,000 motores por dia e está a investir 200 milhões de dólares para a produção do motor EcoBoost 2.0 litros nos EUA. Brevemente a Ford iniciará a produção do motor EcoBoost de 1.0 litros na fábrica de motores Changan Ford, em Chongqing, China, inaugurada em Junho e que representou um investimento de 500 milhões de dólares

• Dados da Ford mostram que os consumidores na América do Norte que conhecem o EcoBoost estão mais receptivos a comprar veículos Ford do que aqueles não familiarizados com a tecnologia do motor; o conhecimento do EcoBoost também eleva a opinião sobre a Ford entre os consumidores europeus e asiáticos

A Ford Motor Company acaba de celebrar um marco histórico de produção dos seus motores EcoBoost de baixo consumo de combustível: dois milhões de unidades foram produzidas globalmente desde o lançamento desta gama de motores em 2009.

A crescente procura dos clientes por veículos com motor EcoBoost nos principais mercados da Ford em todo o mundo está a influenciar a produção do motor, actualmente com uma cadência média de mais de 100,000 motores por mês, contra 65.000 em 2012.

"O Ford EcoBoost oferece um excelente desempenho com um custo de combustível mais baixo, uma receita que se tem revelado extremamente popular entre os consumidores em todo o mundo", disse Joe Bakaj, vice-presidente de Engenharia de Motorizações da Ford. "Os motores EcoBoost estão a atrair novos clientes para a marca Ford todos os dias, e as nossas fábricas estão a trabalhar arduamente para responder à procura."

Um Ford Escape equipado com o motor EcoBoost dois milhões - uma unidade de 2.0 litros - saiu da linha de montagem da Ford em Louisville, Kentucky, EUA.

A tecnologia EcoBoost combina menor dimensão global, com turbo, injecção directa e comando de válvulas de abertura variável para oferecer aos clientes um excelente desempenho e economia de combustível. Os motores Ford EcoBoost proporcionam uma economia de combustível de até 15 por cento quando comparada com motores a gasolina de maior capacidade.

A família de motores Ford EcoBoost global inclui actualmente o 1.0 litros de três cilindros, 1.5 litros, 1.6 litros e 2.0 litros de quatro cilindros e o potente e eficiente 3.5 litros V6. Os motores EcoBoost estarão disponíveis em aproximadamente 80 por cento dos modelos da marca a nível global até ao final de 2013.

Expansão Europeia

Na Europa, a procura excepcional pelo motor 1.0 EcoBoost – o ‘International Engine of the Year 2012 e 2013 – determinou a duplicação da capacidade de produção na fábrica de motores de Colónia, Alemanha, para mais de 1,000 motores por dia.

Já disponível em cinco modelos europeus, o motor 1.0 EcoBoost irá equipar em 2014 onze modelos. Este motor tem sido escolhido por um número crescente de clientes ao longo de 2013, representando 43 por cento das vendas do B-MAX, 32 por cento do Focus, 26 por cento do Fiesta e 24 por cento das vendas do C-MAX e do Grand C-MAX.

Em Portugal, as vendas de veículos equipados com motores EcoBoost representam também uma percentagem relevante das vendas dos referidos modelos, com 62 por cento na gama Fiesta, 40 por cento no B-MAX, C-MAX e Grand C-MAX com 17 por cento e o Focus 15 por cento.

A grande procura do Fiesta ST (1.6 EcoBoost) e do Focus ST (2.0 EcoBoost) a nível europeu tem igualmente contribuído para o sucesso de vendas de motores EcoBoost. Na gama Kuga, 18 por cento dos clientes escolhem o motor 1.6 EcoBoost num segmento onde os motores diesel são tradicionalmente favoritos. Segundo dados estatísticos internos da Ford, os clientes europeus estão hoje mais familiarizados com a tecnologia EcoBoost, cerca de 40 por cento mais quando comparado com números de 2011.

A fábrica de Colónia também já começou a produção do 1.0 EcoBoost para o mercado norte-americano. O novo Ford Fiesta 2014 - à venda no final de 2013 - será o primeiro veículo disponível nos Estados Unidos com o motor de 1,0 litros e espera-se que venha a ser certificado como o veículo não-híbrido com maior eficiência de combustível à venda nos Estados Unidos.

Crescente procura e popularidade na América do Norte

Na América do Norte, dados internos da Ford mostram que o motor EcoBoost é actualmente o motor eficiente mais reconhecido pelos consumidores.

Adicionalmente, cerca de 50 por cento dos consumidores que conhecem a gama EcoBoost estão mais predispostos a considerarem adquirir um veículo Ford do que aqueles não familiarizados com este motor.

A popularidade do EcoBoost na América do Norte reflecte-se nas elevadas quotas de mercado de modelos-chave:

• 90 por cento dos Ford Escape são equipados com motores EcoBoost
• 50 por cento dos clientes Fusion optam por uma das três versões EcoBoost disponíveis
• 42 por cento das pickup F-150 são adquiridas com o motor 3.5 litros EcoBoost

Este ano, o EcoBoost estará disponível em mais de 90 por cento dos modelos à venda no mercado norte-americano, aumentando para 95 por cento em 2015.

De modo a poder responder à procura do premiado motor 2.0 EcoBoost, a Ford está a investir cerca de 200 milhões de dólares na sua fábrica de motores em Cleveland, Ohio, onde irá iniciar a produção deste motor a partir de 2014.

Crescimento na Ásia-Pacífico

Na Ásia-Pacífico, as vendas de veículos EcoBoost aumentaram 202 por cento em 2013 versus 2012, incluindo um crescimento de 189 por cento na China. A Ford planeia disponibilizar este eficiente motor na região em 20 veículos em meados da década, cinco vezes mais do que em 2012.

Noventa e cinco por cento dos compradores do Kuga na Ásia-Pacífico escolhem o motor 1.6 ou 2.0 EcoBoost, enquanto 90 por cento dos clientes Edge e 62 por cento dos do Mondeo optam pelos eficientes motores.

A Ford iniciará em breve a produção do motor 1.0 EcoBoost na fábrica de motores Changan Ford, em Chongqing, China, inaugurada em Junho último e na qual foram investidos 500 milhões de dólares.

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 177.000 empregados e 65 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte www.corporate.ford.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 47,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 69,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (15 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 9 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Contacto: