Ford reduz custos de utilização e melhora conectividade do Mondeo, S-MAX e Galaxy com actualizações que incluem SYNC 3

• Ford afina os motores diesel 2.0 litros TDCi do Mondeo, S-MAX e Galaxy para reduzir custos de utilização com a eficiência de consumo de combustível e de emissões de CO2 de até 7 por cento
  • Ford Mondeo, S-MAX, Galaxy e Mustang já disponíveis com o intuitivo sistema de comunicações SYNC 3 compatível com o Apple CarPlay e Android Auto™
  • Sistema de abertura e fecho de portas sem chave passa a ser oferecido de série nas versões Titanium, as mais vendidas, dos modelos Mondeo, S-MAX e Galaxy

A Ford melhorou ainda mais os populares modelos Mondeo, S-MAX e Galaxy proporcionando melhor eficiência no consumo de combustível e emissões de CO2 mais baixas o que resulta em custos de utilização mais reduzidos.

Os engenheiros da Ford procederam a uma afinação ao software do motor dos Mondeo de 4 e 5 portas e station wagon, do S-MAX e Galaxy, disponíveis com os motores diesel 2.0TDCi da Ford com potências de 150 ou 180 cv, com transmissão automática PowerShift de seis velocidades e tracção dianteira para proporcionar uma redução nas emissões de CO2 de até 7 por cento.*

O intuitivo sistema de comunicações e entretenimento SYNC 3 da Ford passa agora a ser oferecido no Mondeo, S-MAX, Galaxy e Mustang. Esta tecnologia irá também ser introduzida ainda este ano no novo SUV Ford Edge e na gama Focus e C-MAX.

A tecnologia de entrada sem chave, que activa e desactiva automaticamente o fecho centralizado na presença da chave, é agora oferecido de série no Mondeo, S-MAX e Galaxy na especificação Titanium.

“A combinação de uma potente performance, grande eficiência de combustível e uma experiência de condução sem esforço fez com que o nosso motor 2.0TDCi PowerShift se tornasse popular entre os nossos clientes que agora podem beneficiar ainda de mais baixos custos de utilização”, disse Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço, Ford Europa. “Com o SYNC 3, os condutores podem facilmente integrar os seus ‘smartphones’ no carro para fazer chamadas, responder a mensagens de texto e usar com segurança as suas aplicações favoritas enquanto conduzem, usando simples comandos de voz.”

Consumo de combustível optimizado

A Ford procedeu a uma afinação do software que controla a injecção de combustível e a combustão dos motores diesel 2.0TDCi de 150 e 180 cv do Ford Mondeo, permitindo que as versões equipadas com transmissão PowerShift e tracção dianteira registem consumos a partir dos 4,6 l/100km e emissões de CO2 de 120 g/km, ou seja, menos 5 g/km.

Os modelos S-MAX com as mesmas motorizações exibem agora consumos a partir dos 5 l/100km e emissões de CO2 de 129 g/km, até menos 10 g/km.

Nos Galaxy com os já referidos motores apresentam consumos médios a partir de 5,2 l/100km e 134 g/km de CO2, uma redução de 5 g/km.

O melhorado motor diesel 2.0TDCi da Ford com um turbocompressor de geometria variável tem o bloco do motor, cilindros e injecção de combustível com design optimizado e um sistema de pós-tratamento de gases de escape com armadilha de NOx para emissões mais limpas.

Também está disponível nos modelos Mondeo, S-MAX e Galaxy o potente motor diesel 2.0TDCi bi-turbo com 210 cv que oferece mais capacidade de resposta e 450Nm de binário a partir das 2.000 rpm.

Em Portugal temos ainda disponível na gama Mondeo o motor diesel 1.5TDCi com 120 cv e consumos médios a partir de 3,6 l/100km e emissões de 94 g/km de CO2.

Tecnologia Sofisticada

Os Ford Mondeo, S-MAX e Galaxy, bem como o Mustang, estão já disponíveis com o novo sistema de comunicações e entretenimento Ford SYNC 3.

O SYNC 3 proporciona um desempenho mais rápido, comandos simplificados, e suporta cinco idiomas adicionais. Pressionando simplesmente um botão e dizendo “Preciso de um café”, “Preciso de gasolina” e “Preciso estacionar”, os condutores podem localizar os cafés mais próximos, estações de serviço ou parques de estacionamento, e encontrar estações de comboio, aeroportos e hotéis.

Os condutores podem também operar o ecrã táctil de 8 polegadas do SYNC 3 através de gestos. Os utilizadores de iPhone podem activar o Apple CarPlay e os utilizadores de Android™ o Android Auto™, duas interfaces construídas especificamente para esses tipos de ‘smartphones’. O software pode ser actualizado via Wi-Fi.

O SYNC 3 incorpora também o SYNC AppLink, permitindo a activação por voz de um conjunto de apps para ‘smartphones’, entre as quais e pela primeira vez, incluem-se:
  • MyBoxMan – uma plataforma de entregas colaborativa
  • HearMeOut – uma rede social na qual pode partilhar a voz e ouvir os amigos a falar
  • AccuWeather – permite aos utilizadores receberem as mais recentes informações meteorológicas
  • Cadena SER – permite ouvir os programas da estação de rádio espanhola Cadena SER
  • Los 40 Principales – uma rede de canais de música

“Quer esteja a apreciar o seu ‘cappuccino’ matinal no seu percurso diário ou a fazer uma viagem de transporte de uma encomenda, o SYNC 3 traz à sua vida novas e inovadoras maneiras de permanecer conectado em movimento”, disse Christof Kellerwessel, engenheiro-chefe, Engenharia Electrónica e Sistemas Eléctricos da Ford Europa. “Concebido para complementar os ‘smartphones’ modernos, com um intuitivo ecrã táctil de 8 polegadas, o SYNC 3 compreende o discurso mais natural, é mais rápido e oferece uma interface gráfica fácil de ler.”

A tecnologia de abertura sem chave da Ford, que detecta a presença da mesma permitindo que os proprietários acedam ao seu veículo enquanto a chave permanece no seu bolso, carteira ou mochila, é agora oferecido de série no Mondeo, S-MAX e Galaxy no nível de equipamento Titanium.