Ford Revela que Novo Focus RS Acelera dos 0 Aos 100 km/h em 4,7 Segundos e Alcança os 266 km/h; Preços a Partir de € 47,436*

• Novo Ford Focus RS acelera dos 0 aos 100 km/h em 4.7 segundos e alcança a velocidade máxima de 266 km/h
  • O Focus RS mais rápido de sempre está a partir de agora disponível para encomenda com preços a começar em €47,436 em Portugal, equipado com tracção integral Ford Performance AWD e motor 2.3 EcoBoost com 350 cv
  • Inovador Focus RS oferece igualmente ‘Drive Modes’ – incluindo o ‘Drift Mode’ em estreia na indústria – e ‘Launch Control’; a entrega das primeiras unidades aos clientes do desportivo de alta performance começará no início de 2016 na Europa

FRANKFURT, Alemanha, 16 de Setembro 2015 – A Ford Motor Company anunciou hoje no Salão Automóvel de Frankfurt que o novo Focus RS acelerará dos 0 aos 100 km/h em 4.7 segundos, tornando o desportivo de alta performance o RS mais rápido na aceleração de sempre, como fica demonstrado neste novo vídeo .

O Focus RS atingirá uma velocidade máxima de 266 km/h, alimentado por um motor 2.3 EcoBoost da Ford especialmente desenvolvido, debitando uma potência máxima de 350 cv.

A Ford anunciou igualmente hoje que o Focus RS está a partir de agora disponível para encomenda e o preço em Portugal para a única versão em comercialização será de € 47,436*.

O novo Focus RS optimiza a aceleração através da introdução da tecnologia de ‘Launch Control’ (controlo de arranque) pela primeira vez para um modelo Ford RS. O modelo também estreia a nova tracção integral Ford Performance AWD com Controlo Dinâmico do Binário, para uma tracção e aderência extraordinárias com incomparável agilidade e velocidade em curva.

O Focus RS está em exposição em Frankfurt integrado na gama completa Ford Performance para a Europa, que inclui o novo supercarro Ford GT de ultra-elevada-performance, ambas as versões do Focus ST de 5 portas e carrinha e do multi-premiado Fiesta ST.

“O novo Focus RS atinge os 100 quilómetros por hora em 4.7 segundos – e esse será o tempo que levará um cliente a decidir que quer um depois de se sentar ao volante,” disse Juergen Gagstatter, engenheiro-chefe do programa Focus RS. “Este carro oferece tecnologia inovadora com condução e desempenho impressionantes, tudo por um preço que deve dar aos nossos concorrentes premium noites sem dormir.”

O sistema ‘Launch Control’ do Focus RS faz a configuração dos sistemas de chassis e motorização do veículo para proporcionar a aceleração mais rápida possível, quaisquer que sejam as condições da pista. O condutor selecciona o ‘Launch Control’ no menu do cluster, engrena a primeira velocidade, pedal do acelerador a fundo e, em seguida, liberta a embraiagem. O sistema oferece então uma condução óptima, que inclui a distribuição do binário através do sistema AWD, manutenção do binário máximo recorrendo à função overboost do turbo, gestão do sistema de controlo de tracção e afinação dos amortecedores.

Para alcançar a aceleração máxima, surge uma luz indicadora no painel de instrumentos que alerta o condutor de que se aproxima o ponto óptimo das 5,900 rpm para engrenar uma velocidade acima, e pisca quando o motor atinge o limite das 6.800 rpm.

O sistema Ford Performance AWD utiliza conjuntos de dupla embraiagem controlada electronicamente para gerir a divisão do binário entre a frente e traseira e pode também controlar a distribuição entre as duas rodas do eixo traseiro, proporcionando a capacidade de ‘vectorização do binário’ que tem um enorme impacto na maneabilidade e estabilidade em curva.

O sistema AWD monitoriza a informação proveniente dos múltiplos sensores do veículo 100 vezes por segundo. Para proporcionar uma dinâmica de condução óptima, o Ford Performance AWD foi calibrado lado-a-lado com o avançado Controlo Electrónico de Estabilidade, em particular o sistema de Controlo de Vectorização do Binário com base nos travões e que trabalha em paralelo com a vectorização do binário do AWD.

Os condutores do Focus RS podem escolher quatro diferentes modos de condução que configuram o sistema AWD, controlo do amortecimento, Controlo Electrónico de Estabilidade, resposta da direcção e motor, e som de escape para oferecer um óptimo desempenho em condições de condução em estrada ou em circuito. Estão disponíveis configurações em modo Normal, Sport ou Track , bem como um especial Drift Mode para ajudar o condutor a alcançar sobreviragem controlada em condução em circuito.

O novo motor 2.3 litros EcoBoost para o novo Focus RS partilha a sua estrutura fundamental com o motor de quatro cilindros todo em alumínio no novo Ford Mustang e foi significativamente melhorado para o Focus RS para poder debitar mais 10 por cento de potência. O motor conta com um novo turbo twin-scroll de baixa inércia com compressor maior, design da admissão melhorado e sistema de escape de alta performance com grande diâmetro.

O binário máximo de 440 Nm é disponibilizado entre as 2,000 e 4,500 rpm, com 470 Nm disponíveis durante 15 segundos em overboost durante aceleração a fundo.

Desenvolvido por uma equipa de engenheiros Ford Performance da Europa e dos EUA, o novo Focus RS é a terceira geração de Focus RS, sucedendo aos modelos lançados em 2002 e 2009.

A organização Ford Performance serve como um laboratório de inovação e ensaio para a criação de veículos de performance, peças, acessórios e experiências únicas para os clientes. O desenvolvimento de inovações e tecnologias em aerodinâmica, baixo peso, electrónica, motorizações de alto desempenho e eficiência em consumo de combustível que podem ser aplicados numa mais vasta gama de produtos Ford são igualmente responsabilidade daquela organização.

O Focus RS, o 30º carro a ostentar o lendário emblema RS, será construído em Saarlouis, Alemanha, e é um dos 12 novos veículos de performance que a Ford levará aos clientes a nível global até 2020, como parte da nova era Ford performance. A Ford espera iniciar a comercialização na Europa a partir do início de 2016

Mais detalhes sobre o novo Ford Focus RS estão disponíveis online no dossier de imprensa .

* PVP em Portugal – não inclui despesas de transporte e legalização

A   Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 195.000 empregados e 66 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford e os seus produtos em todo o mundo, por favor consulte   www.corporate.ford.com .

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 67,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 23 instalações fabris (15 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Representante da Marca Ford em Portugal.