Novo Geração Ford Fiesta ST Estreia Motor EcoBoost 1.5 de 3 Cilindros Com 200 CV e Modos de Condução Para o Máximo Prazer de Condução

·         Em antecipação ao Salão Automóvel de Genebra, a Ford Performance desvenda a nova geração Ford Fiesta ST, equipado com o novo motor EcoBoost de 1,5 litros e três cilindros, debitando 200 CV

·         O primeiro motor de três cilindros da Ford Performance apresenta também Modos de Condução para configuração do motor, direcção, controlos de estabilidade e até o som do escape, de modo a garantir um prazer de condução optimizado em qualquer situação

·         O sistema Electronic Sound Enhancement e a válvula de escape activa amplificam a sonoridade desportiva deste bloco tricilindrico, o qual também dispõe da função de desactivação de um cilindro com vista à redução das emissões de CO 2 *

·         Ampliação da gama de opções de personalização e de conteúdos tecnológicos, incluindo agora novos packs de estilo, sistema de conectividade SYNC 3 com ecrã táctil de 8 polegadas e sistema áudio topo de gama B&O Play

COLÓNIA, Alemanha, 24 de Fevereiro de 2017 – A Ford Performance apresenta hoje a nova geração Ford Fiesta ST, equipada com um novo motor EcoBoost de três cilindros e 1,5 litros.

Desvendado pela primeira vez em antecipação à sua estreia mundial no Salão de Automóvel de Genebra, que decorre já em Março, esta nova geração Fiesta ST disponibiliza 200 CV, 290 Nm de binário e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h estimada em 6,7 segundos.

A terceira geração do Fiesta ST será o primeiro modelo da Ford Performance a dispor de um motor de três cilindros, sendo também o primeiro Fiesta ST com Modos de Condução selecionáveis, que permitem configurar o motor, a direção e os controlos de estabilidades nas definições “Normal”, “Sport” e “Track”, para proporcionar uma experiência de prazer de condução totalmente optimizada, das auto-estradas aos track days .

Os Modos de Condução também actuam sobre a tecnologia Electronic Sound Enhancement (ESE) do Fiesta ST e a válvula de escape activa de controlo de ruído, de modo a oferecer uma experiência de condução ainda mais satisfatória. Estas tecnologias amplificam o ruído naturalmente desportivo do novo motor EcoBoost de 1,5 litros, o qual também apresenta o primeiro – e inédito na indústria – sistema da Ford de desactivação de cilindro num bloco tricilindrico, contribuindo decisivamente para a redução das emissões de CO 2 para uns estimados 114 g/km.*

Com lançamento agendado para o início de 2018, nas versões de três e cinco portas, a nova geração Fiesta ST será proposta numa variedade de acabamentos interiores e opções de personalização nunca antes disponível, oferecendo um estilo exterior ousado e distinto, no qual se inclui uma grelha dianteira inspirada na competição e jantes exclusivas de 18 polegadas.

Nas palavras de Joe Bakaj, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa, “ A nossa nova geração Fiesta ST mantém-se fiel à filosofia de oferecer tecnologia de ponta ao para melhorar todas as facetas do eficaz conjunto chassis-grupo propulsor Ford Performance .” Bakaj destaca também “ Os Modos de Condução e o novo motor EcoBoost que formam uma combinação sem precedentes entre performance e baixos consumos, sendo que o novo modelo oferece a experiência de condução mais versátil, divertida, envolvente e gratificante de sempre num Fiesta ST.

Novo motor EcoBoost de 1,5 litros
Integrado na nova gama de motores a gasolina Ford EcoBoost, onde se inclui o multipremiado bloco EcoBoost de 1,0 litros , o novo motor EcoBoost de 1,5 litros recorre a tecnologias como turbocompressor, injecção de alta pressão e Duplo Controlo Variável de Abertura de Válvulas de forma a oferecer uma potência optimizada e baixos consumos de combustível.

A arquitectura de três cilindros do motor desenvolve um elevado binário a baixo regime. A performance é incrementada com um novo turbocompressor que recorre a uma turbina optimizada para maior rapidez no aumento da pressão e minimizar o atraso, convite a uma experiência de condução mais ágil e divertida.

Uma nova combinação de tecnologia de condutas de admissão com injecção directa de combustível contribui para maiores doses de potência e resposta, juntamente com baixas emissões de CO 2 *, e ainda menores consumos em situações de baixa carga no motor.

A nova tecnologia Ford de desactivação de cilindros – anunciada pela primeira vez para o motor EcoBoost de 1,0 litros e agora em estreia mundial num motor de três cilindros – oferece aos clientes do Fiesta ST consumos ainda mais baixos, sem nunca comprometer a performance . O sistema corta automaticamente a alimentação de combustível e o funcionamento das válvulas num dos cilindros do motor, em condições onde não seja necessária toda a capacidade, como é o caso da condução em desaceleração ou em velocidades de cruzeiro, situações em que o motor é pouco solicitado. Esta tecnologia permite desactivar ou reactivar um cilindro em apenas 14 milissegundos – 20 vezes mais rápido que um piscar de olhos – de modo a oferecer o melhor rendimento em função das necessidades e sem quaisquer dificuldades.

Integralmente construído em alumínio, este motor possui também coletores de escape integrados que melhoram a eficiência, pois fazem com que o motor atinja mais rapidamente a sua temperatura ideal de funcionamento, desenvolvendo, assim, mais binário porque os gases de escape percorrem uma menor distância entre os cilindros e o turbocompressor. O motor conta ainda com tecnologia de filtro de partículas para redução da emissão de fuligem.

Novos Modos de Condução
Os Modos de Condução seleccionáveis conferem ainda mais versatilidade à nova geração Fiesta ST, permitindo aos condutores optimizar a experiência de condução em função dos diversos cenários do dia-a-dia, seja quando levam as crianças à escola ou conduzem num circuito:

• No modo “Normal”, o mapeamento do motor, o controlo de tracção, o controlo electrónico de estabilidade (ESC), o ESE, o som de escape e a direcção com assistência electrónica (EPAS) são configurados para uma capacidade de resposta natural e uma sensação de ligação entre o condutor e o carro;
  • No modo “Sport”, o mapeamento do motor e a resposta do pedal do acelerador tornam-se mais apurados e a configuração da EPAS é ajustado para uma resposta mais informativa e mais precisa para a condução rápida em estrada. A válvula activa de controlo do ruído é aberta e o sistema é ajustado de forma a intensificar a sonoridade desportiva do escape e do motor no habitáculo;
  • No modo “Track”, todas as funcionalidades e características dinâmicas do carro são ajustadas para obter os melhores tempos possíveis em cada volta ao circuito, o controlo de tracção é desactivado e as intervenções do ESC são configuradas para uma maior tolerância na condução agressiva em pista.

A agilidade e resposta do chassis preparado pela Ford Performance é apoiada pela tecnologia de Controlo de Vectorização do Binário, melhorando-se o comportamento em estrada e reduzindo-se a tendência para a subviragem em curva, com a aplicação da travagem na roda de dentro dianteira. Os três modos de funcionamento do ESC permitem ao condutor escolher entre: total intervenção do sistema; modo de intervenção moderada (mais tolerante); e total desactivação do sistema.

Maior personalização
A nova geração Fiesta ST oferece mais opções de personalização do que nunca. Os clientes poderão optar entre uma ampla gama de revestimentos para o comando da caixa, volante, puxadores das portas e inserções decorativas no tablier, bem como escolher entre vários packs estéticos.

O interior ergonómico do Fiesta ST conta com bancos desportivos Recaro, com grande apoio, e volante cortado (plano na parte inferior). As opções de cores exteriores incluem a nova cor Liquid Blue . O Fiesta ST conta também com jantes de liga leve exclusivas de 18 polegadas.

Como explica Matthias Tonn, Engenheiro-Chefe do Programa Fiesta ST, “ Os nossos modelos ST são concebidos para tornar a experiência de condução Ford Performance acessível a qualquer cliente, independentemente do seu estilo de vida. Disponível logo no lançamento em versões de três e cinco portas e com diversas opções estéticas que complementam as características de performance, a nova geração Fiesta ST vai apelar a um número ainda maior de compradores.

O sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3 permite aos condutores do Fiesta ST controlar o áudio, a navegação e os smartphones conectados recorrendo apenas a comandos vocais de conversação. Compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto™, o SYNC 3 integra ecrãs tácteis tipo tablet com dimensões até 8 polegadas e sensíveis a gestos de toque e de deslizamento.

A nova geração Fiesta ST estará também equipada com um sistema de alta qualidade B&O PLAY Sound System para uma experiência áudio topo de gama, entre outras características já anunciadas pela Ford em 2016 para a nova geração Fiesta .

Ford Performance
A Ford Performance é uma organização global que funciona como um laboratório e um banco de ensaios com vista à concepção de veículos, componentes e acessórios exclusivos, bem como experiências únicas, para os seus clientes.

Nelas inclui-se o desenvolvimento de novos sistemas e tecnologias de aerodinâmica, redução de peso, electrónica, grupos propulsores e poupança de combustível, soluções passíveis de serem adoptadas pelo maior número possível de produtos do catálogo da Ford.

Como refere Dave Pericak, Director Global da Ford Performance, “ Os clientes da nova geração Fiesta ST vão beneficiar de inovações desenvolvidas pela Ford Performance para o Ford GT e para o Focus RS, incluindo as tecnologias EcoBoost de alta potência e Modos de Condução. ” Pericak sublinha ainda que “o facto de trabalharmos como uma equipa coesa e unida ajuda-nos a oferecer uma experiência de prazer de condução compatível com os nossos valores fundamentais - e democratizar as mais sofisticadas características de aumento da performance - para todos os clientes. ”

# # #

* Os valores definitivos de Consumos de Combustível/Energia e das Emissões de CO 2 para este modelo ainda não estão disponíveis. Os Consumos de Combustível/Energia, as Emissões de CO 2 e as Autonomias Eléctricas são medidos de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO 2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO 2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO 2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.

Android e Android Auto são marcas registadas da Google Inc.

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 201.000 empregados e 62 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing e serviços a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Para expandir o seu negócio, a Ford persegue agressivamente oportunidades emergentes através de investimentos em electrificação, autonomia e mobilidade. A Ford fornece serviços financeiros através da Ford Mortor Credit. Para mais informação sobre a Ford e os seus produtos e serviços, visite a página www.corporate.ford.com . ?

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 52,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Representante da Marca Ford em Portugal.