Porta ‘Mágica’ que se Abre com Simples Passar do Pé é um Sucesso

• Metade dos clientes escolheu no ano passado a abertura da bagageira em mãos livres no novo Ford Kuga que se tornou o primeiro SUV deste segmento na Europa a oferecer a tecnologia

• Os condutores holandeses são os maiores fãs – mas de 90 por cento escolheu a abertura em mãos livres da bagageira

Equilibrar os sacos de compras ao mesmo tempo que se procura a chave para abrir o porta-bagagens é um cenário familiar para a maioria das pessoas e um dos que está rapidamente a tornar-se uma simples memória para os clientes do novo Ford Kuga.

No ano passado, o novo Kuga tornou-se no primeiro SUV do segmento na Europa a oferecer a abertura da bagageira em mãos livres, permitindo que os condutores acedam ao porta-bagagens sem utilizar as mãos e, em vez delas, um simples movimento com o pé sob o pára-choques traseiro.

Mais de 35,700 clientes do Ford Kuga – 48 por cento do total – encomendaram este sistema em 2013, uma lista liderada pelos holandeses com 94 por cento dos clientes. Portugal surge na segunda posição deste ‘ranking’ com uma percentagem de 83 por cento dos clientes que escolheram este modelo. Entre os seis maiores mercados europeus da Ford, o sistema é mais popular em Itália onde foi encomendado por 60 por cento dos clientes, seguido da Alemanha com 57 por cento.

“Todos já experienciaram o que é estar junto ao seu carro com as mãos completamente ocupadas e desejar que houvesse uma forma mágica de abertura da bagageira,” disse Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing Vendas e Serviço, Ford Europa. “A abertura em mãos livres oferece tecnologia que os nossos clientes realmente apreciam, uma solução engenhosa que torna as suas vidas no dia-a-dia um pouco mais fácil.”

O sistema emprega dois sensores no pára-choques traseiro que regista a presença da perna do condutor e responde ao movimento do pé. Isto garante que a abertura em mãos livres da bagageira não pode ser acidentalmente activada, por exemplo, por um animal que passe a correr sob o carro. A Ford recorreu a voluntários para testar o sistema protótipo de modo a aperfeiçoar o movimento do pé que era requerido.

O novo Ford Kuga disponibiliza ainda os sistemas Assistência Activa ao Estacionamento, Travagem Activa em Cidade e Tracção Integral que reavalia preventivamente as condições 20 vezes mais rápido do que um piscar de olhos, reajustando a divisão de potência às rodas, dando ao condutor a melhor combinação entre maneabilidade e tracção.

O novo Kuga lidera a alargada gama SUV da Ford na Europa, que também inclui o pequeno EcoSport, brevemente à venda em Portugal, e mais tarde irá incluir o topo de gama Edge, um SUV de maiores dimensões que já é um sucesso na América do Norte e outros mercados.

Países nos quais mais de 50% dos SUV Kuga são encomendados com abertura em mãos livres da bagageira %

Holanda 94
Portugal 83
Irlanda 77
Noruega 70
Roménia 67
Dinamarca 63
Finlândia 63
Áustria 62
Itália 60
República Checa 57
Alemanha 57
Polónia 53
Bélgica 52

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 181.000 empregados e 65 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte www.corporate.ford.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 47,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 67,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 22 instalações fabris (13 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 9 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.