Sem Luzes? Sem Problema! Os Ford Fusion de Investigação de Condução Autónoma Usam a Tecnologia LiDAR para Ver no Escuro

• Ford testa durante à noite, em completa escuridão, os Fusion Hybrid, veículos de investigação de condução autónoma, como parte do desenvolvimento dos sensores LiDAR, demonstrando capacidade de desempenho para além dos limites do condutor humano

• Teste recente no Centro de Ensaios da Ford no Arizona, E.U.A., mostra como o uso da tecnologia LiDAR e dos mapas em 3D trabalham em conjunto, permitindo a condução de veículos sem os faróis acesos

• Testes apoiam o Ford Smart Mobility, o plano da companhia para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análises

COLÓNIA, Alemanha, 11 de Abril 2016 – Recentemente, a coberto da noite, um Ford Fusion Hybrid de pesquisa de condução autónoma, sem faróis acesos navegou ao longo das estradas solitárias do deserto, realizando uma tarefa que seria perigoso para um condutor humano.

Conduzir no escuro como breu, no Centro de Ensaios da Ford no Arizona, nos E.U.A., marca o próximo passo no percurso da empresa para disponibilizar aos clientes em todo o mundo veículos totalmente autónomos. É um desenvolvimento importante, na medida em que mostra que, mesmo sem câmaras, as quais dependem da luz, o LiDAR da Ford – que trabalha com o software de condutor virtual do carro - é robusto o suficiente para rolar perfeitamente ao longo de estradas sinuosas. Embora seja ideal ter todos os três modos de sensores - radar, câmaras e LiDAR - este último pode funcionar de forma independente em estradas sem semáforos.

Nos Estados Unidos, os dados da autoridade nacional de segurança rodoviária ‘National Highway Traffic Safety Administration’ mostram que a taxa de acidentes fatais com os passageiros dos veículos durante a noite é cerca de três vezes superior à taxa durante o dia.

“Graças ao LiDAR, os veículos de teste não dependem da luz do sol, nem de câmaras que detectem as linhas brancas pintadas no asfalto,” disse Jim McBride, responsável técnico da Ford para os veículos autónomos. “De facto, o LiDAR permite que os veículos autónomos andem tão bem no escuro tal como andam durante a luz do dia.”

Para navegar no escuro, os carros de condução autónoma da Ford usam mapas 3D de alta resolução, completos com informações sobre a estrada, marcações de estrada, geografia, topografia e marcos como sinais, edifícios e árvores. O veículo usa impulsos do LiDAR para identificar-se no mapa em tempo real. Dados adicionais a partir de radares fundem-se com os do LiDAR para completar a capacidade de detecção total do veículo autónomo.

Para o teste do deserto, os engenheiros da Ford, usando óculos de visão nocturna, acompanharam o Fusion dentro e fora do veículo. A visão nocturna permitiu-lhes ver o LiDAR a fazer o seu trabalho sob a forma de uma grelha de feixes de laser infravermelhos projectados em torno do veículo. Os sensores LiDAR emitem 2,8 milhões de impulsos laser por segundo para verificar com precisão o ambiente circundante.

“Dentro do carro, sentia que este se movia, mas quando olhava lá para fora, apenas via escuridão,” descreve Wayne Williams, engenheiro e cientista de investigação da Ford. “Sentado no banco de trás, seguia a progressão do carro em tempo real usando a monitorização no computador. Sem hesitação, este permanecia no seu caminho ao longo das estradas sinuosas.”

Depois de mais de uma década de investigação da Ford sobre veículos autónomos, a companhia está dedicada em alcançar a capacidade de condução completamente autónoma, a qual, tal como está definida pela norma SAE International Level 4, não requer a intervenção do condutor e tem o controlo do veículo.

Este ano, a Ford triplicará a sua frota de veículos autónomos de teste, aumentando o seu número para cerca de 30 modelos Ford Fusion Hybrid de quatro portas, para testes em estradas na Califórnia, Arizona e Michigan, nos E.UA.

Estes desenvolvimentos são elementos-chave do Ford Smart Mobility, o plano para levar a Ford para o nível seguinte em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análises.

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 199,000 empregados e 67 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com.??

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.