Presidente da Alemanha vai conhecer a Fraunhofer Portugal durante visita oficial ao país

O Presidente Federal da República da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, estará durante a manhã de sexta-feira, dia 2 de março, de visita ao centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), no Porto.

Da agenda que trouxe Frank-Walter Steinmeier e a sua comitiva a território nacional, faz parte uma viagem ao Porto para visitar, entre outros locais, a sede da Fraunhofer Portugal. A visita acontece duas semanas depois de a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) estreitar laços com a organização alemã Fraunhofer-Gesellschaft, estendendo a presença desta organização em Portugal.

A Fraunhofer Portugal foi fundada em 2008, e o centro de investigação que opera, o FhP-AICOS, tem vindo a afirmar-se como um centro de I&D de referência no panorama nacional, tendo desenvolvido e criado soluções de base tecnológica inovadoras, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com impacto significativo nas populações mais idosas e de zonais rurais e em desenvolvimento.

O acordo entre o FCT e a Fraunhofer-Gesellschaft, assinado a 15 de fevereiro, prevê o contínuo financiamento do trabalho deste centro até 2023, e a abertura, no final de 2018, de um novo centro de investigação dedicado à agricultura de precisão.

A Fraunhofer Portugal tem como missão promover a investigação aplicada com o intuito de fomentar o desenvolvimento económico e, simultaneamente dar resposta a um conjunto de necessidades da população. É uma associação sem fins lucrativos, reconhecida pelo Estado Português como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. Com sede no Porto, foi criada em 2008 pela Fraunhofer-Gesellschaft, a maior organização de investigação aplicada da Europa, e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.

Também criado em 2008, o Fraunhofer Portugal AICOS (Research Center for Assistive Information and Communication Solutions) é o primeiro centro de investigação da Fraunhofer em Portugal e resulta de uma parceria estratégica entre a Fraunhofer-Gesellschaft e a Universidade do Porto. O Fraunhofer Portugal AICOS atua em duas grandes áreas: “Ambient Assisted Living” (AAL) e Tecnologias de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento (ICT4D). A investigação desenvolvida no Fraunhofer Portugal AICOS é direcionada para dois grupos de utilizadores prioritários: os idosos e as populações de países em desenvolvimento, e tem como intuito criar soluções tecnológicas inovadoras e intuitivas e facilitar o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação. O Fraunhofer Portugal AICOS tem competências científicas em três áreas primordiais: Interação Pessoa-Computador, Processamento de Informação e Computação Autónoma.