Tecnologia FallSensing rastreia risco de queda e propõe soluções

Primeiros resultados do projeto serão apresentados no dia 10 de fevereiro, em Coimbra

O Fraunhofer Portugal AICOS está a desenvolver o FallSensing, uma tecnologia que pretende prevenir quedas na população adulta, em parceria com a empresa Sensing Future Technologies e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC Coimbra Health School). Os primeiros resultados da investigação serão apresentados no 1 st Meeting FallSensing 2017, que decorre no dia 10 de fevereiro (sexta-feira), na ESTeSC Coimbra Health School, a partir das 09:30.

As quedas são um dos problemas mais comuns na população idosa e são a causa de metade das hospitalizações nesta faixa etária. Apesar de estarem associadas a múltiplos fatores, a prática monitorizada de exercício físico que melhore a força e o equilíbrio pode reduzir significativamente o risco de queda. Para isso, as boas práticas de um envelhecimento ativo e saudável e a implementação de programas de prevenção são fundamentais.

O projeto FallSensing é uma solução tecnológica que permite avaliar os fatores de risco de queda e implementar planos de exercício preventivo, dando biofeedback durante a sua execução. Os dados são armazenados numa plataforma de registo clínico, para que os profissionais de saúde possam acompanhar o indivíduo e personalizar o programa de treino. Os programas também podem ser recomendados de forma automática, adaptando-os continuamente à evolução do utilizador. O produto final deste projeto será simples, adaptável, transportável e com custos de utilização reduzidos, para que todos os utilizadores considerados em risco de queda tenham a possibilidade de minimizar este risco e prevenir as quedas. Esta solução tecnológica está a ser testada e validada por fisioterapeutas da ESTeSC em clínicas, casas de repouso, municípios e unidades de saúde locais.

O 1 st Meeting FallSensing 2017 conta com a presença de duas oradoras internacionais. A fisioterapeuta Alakanandra Banerjee é vice presidente da All India Senior Citizens’ Confederation (AISCCON), fundadora e presidente da Dharma Foundation of India. Ruth Losada de Menezes apresenta um percurso profissional marcado pela inovação científica na área da saúde, nomeadamente na fisioterapia em gerontologia e geriatria.

A Sessão de Abertura do encontro tem início às 09:30. Às 10:00 haverá um debate sobre “Envelhecimento, Tecnologia e “Envelhecer em Casa”: Desafios para os serviços, sistemas e políticas”. Durante a sessão “FallSensing: Visão global do projeto”, será explicado “Como começou?”, “O contributo de tecnologias inovadoras” e serão expostos os “Resultados do rastreio, planeamento da intervenção”. Na parte da tarde, às 14:00, haverá a Conferência Internacional sobre “Cooperação e Políticas Globais para um Envelhecimento Ativo e Saudável”, onde serão explorados os temas “Implementar um envelhecimento ativo e saudável segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde” e “Funcionalidade da pessoa idosa no Brasil: uma análise da Pesquisa Nacional de Saúde”. A partir das 16:00, serão apresentados estudos de caso e, às 16:30, serão exploradas as conclusões do encontro. A sessão de encerramento está prevista para as 17:00.

O projeto FallSensing é co-financiado pelo programa Portugal 2020 e pelo Fundo de Desenvolvimento Regional da União Europeia.

9:00 |    Abertura do Secretariado

9:30 |    Sessão de Abertura

Nuno Ferreira – Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra

Jorge Conde – Presidente da ESTeSC Coimbra Health School

Pedro Mendes – Sensing Future Technologies

Inês Sousa – Presidente do Conselho Científico da Fraunhofer Portugal

10:00 |  Envelhecimento, Tecnologia e “Envelhecer em Casa”: Desafios para os serviços, sistemas e políticas

Artur Trindade Mimoso – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

Carlos Mendonça – Câmara do Nordeste, S. Miguel, Açores

Moderador : Telmo Pereira – ESTeSC Coimbra Health School

10:45 |  Pausa para café e Exposição de Pósteres

11:00 |  FallSensing: Visão global do projeto

Como começou? | Pedro Mendes – Sensing Future Technologies

O contributo de tecnologias inovadoras | Inês Sousa – Fraunhofer Portugal

Resultados do rastreio, planeamento da intervenção | Anabela Correia Martins – ESTeSC Coimbra Health School

12:30 |  Almoço

14:00 |  Conferência Internacional: Cooperação e Políticas Globais para um Envelhecimento Ativo e Saudável

Implementar um envelhecimento ativo e saudável segundo as recomendações da? Organização Mundial de Saúde | Alakanadra Benerjee – Dharma Foundation of India e All India Senior Citizen Confederation

Funcionalidade da pessoa idosa no Brasil: uma análise da Pesquisa Nacional de Saúde ? | Ruth Losada de Menezes – Universidade de Brasília

Moderadora : Anabela Correia Martins – ESTeSC Coimbra Health School

15:30 |  Pausa para café e Exposição de Pósteres

16:00 |  FallSensing – Estudos de Caso

Daniela Baltazar – ESTeSC Coimbra Health School

Catarina Silva? – ESTeSC Coimbra Health School

Moderador : Luís Cavalheiro – ESTeSC Coimbra Health School

16:30 |  Conclusões

17:00 |  Sessão de Encerramento

Sobre nós

A Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal) promove e coordena a cooperação entre os seus centros de investigação, outras instituições de investigação e parceiros industriais, com o objectivo de levar a cabo investigação aplicada com utilidade directa para empresas privadas e públicas, originando benefícios para a sociedade como um todo.