Ciclo de Concertos de Guitarra AS GUITARRAS NÃO TÊM SAUDADE começa amanhã na Casa Museu Bissaya Barreto

Três noites para descobrir o trabalho único de alguns dos melhores músicos de guitarra portugueses

Tem início amanhã o Ciclo de Concertos de Guitarra “As Guitarras não têm Saudade”, a partir das 21h00, na Casa Museu Bissaya Barreto, em Coimbra. O primeiro de três concertos conta com a música de Ricardo Rocha e de Marcelo dos Reis.

Em primeiro lugar, apresenta-se Ricardo Rocha e o seu universo singular e exploratório. Depois de Voluptuária (2003) e Luminismo (2009), o seu último trabalho Resplandecente - Quartetos e solos para Guitarra Portuguesa (2014) desliga-se do cânone da guitarra portuguesa socorrendo-se de outro, o quarteto. Partindo da escrita de duas peças solistas, La Rêverie et les Couleurs e Fim da Eternidade, e em comunhão com Skrjabin em dois prelúdios, Resplandecente, define-se como um marco épico e irresistível, onde o instrumento entra em fuga para um espaço aberto exposto às forças contemporâneas da experimentação, aquela que vai ressoar na abertura deste ciclo. ( ricardorocha.bandcamp.com )

Depois, Marcelo dos Reis e o jogo continuamente corajoso e expansivo da sua guitarra clássica são o mote para o concerto onde vai apresentar o seu primeiro disco a solo, Cascas (2017). As suas cordas encontram desvios aos acordes, rompem-se em improvisações melódicas e tornam-se em massas de som carregadas de uma leveza atonal muito particular. Um concerto pleno de relaxamento e intimismo. ( soundcloud.com/marcelodosreis ).

A programação tem seguimento dia 11 de Novembro com Filho da Mãe e José Valente, e dia 18 de Novembro com Tó Trips & João Doce e Jorge Coelho, sempre às 21h30.

PROGRAMA:

4 NOV - RICARDO ROCHA + MARCELO DOS REIS

11 NOV - FILHO DA MÃE + JOSÉ VALENTE

18 NOV - TÓ TRIPS & DOCE DOCE + JORGE COELHO

INFORMAÇÃO SOBRE BILHETES:

Entrada: 8 euros

Morada: Rua da Infantaria 23 - Coimbra

Reservas: casamuseu@fbb.pt | 239 853 800

PRESS KIT – biografias, músicas, fotografias e imagens - aceder a https://drive.google.com/drive/folders/0BwuZ-VAm5gm2MFE1STI4S1ZTME0 .

www.fbb.pt | www.facebook.com/fundacaobissayabarreto

Tags:

Sobre nós

Instituição particular de solidariedade social e de utilidade pública, regida pelo direito privado, sedeada em Coimbra, que prossegue, desde a sua criação (1958), o objectivo de dar continuidade à Obra Social criada e legada pelo patrono, Fernando Bissaya Barreto, ilustre médico e professor universitário. Intervém nas áreas da Educação, Família (desenvolvimento e integração social - da criança ao idoso), Saúde, Ensino Superior, Formação Profissional e Cultura.