Galp reforça compromissos para a igualdade de género

A Galp assinala o Dia da Mulher com diversas iniciativas, incluindo um reforço dos seus compromissos no âmbito do IGEN - Fórum Empresas para a Igualdade de Género, criando um grupo permanente de
reflexão e ação para a diversidade, responsável pela discussão, definição e implementação das melhores práticas nesta matéria.

“A criação de condições que promovam a igualdade, a inclusão e o bem-estar de todos que trabalham na Galp é uma das principais preocupações e um eixo fundamental de desenvolvimento das nossas políticas de gestão de pessoas,” afirma Paulo Pisano, diretor de Pessoas da empresa.

A Galp continuará a promover workshops, sessões de sensibilização e conferências, e irá introduzir módulos específicos sobre a importância da igualdade de género em diversos programas de aprendizagem e formação. Adicionalmente, está a desenvolver programas de mentoring e de coaching para que as mulheres consigam gerir de forma mais efetiva o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Estas medidas somam-se às políticas já em vigor, nomeadamente nas áreas do apoio à natalidade, em que a empresa disponibiliza lugares de estacionamento dedicados para maior conforto da grávida, promove a paternidade e inclui todo o agregado familiar no seguro de saúde.

Ao nível dos órgãos de gestão e fiscalização, a Galp é a única empresa do PSI-20 cujo conselho de administração é presidido por uma mulher, Paula Amorim, e conta com duas vogais no mesmo órgão.

Mais de 40% das pessoas que trabalham na Galp são mulheres, ocupando 11% dos cargos de gestão de topo.

Valorizar a mulher no seu dia (a dia)

Outras iniciativas desenvolvidas para assinalar o Dia da Mulher foram o lançamento de um micro site (galpthanksher.com) que permite o envio de postais a mulheres de dentro e fora da Galp, a promoção da corrida do dia da mulher que será no dia 15 de abril, o pontapé de saída do projeto Fearless girls @ Galp, que visa a atração do melhor talento feminino e a entrega de um vale de 4€ de desconto em combustível a todas as mulheres que forem abastecer em Espanha (ação promocional válida em Espanha).

O pressuposto da adesão da Galp ao IGEN consistiu no desejo de alavancar práticas sustentáveis e que sejam materializadas na aplicação de medidas de promoção da igualdade de género – como, por exemplo, a promoção de formação específica para diferentes níveis hierárquicos, a integração do tema no Código de Ética e a auscultação interna integrada no questionário do clima e no recrutamento de
trainees, entre outras medidas.

Saiba mais sobre a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) aqui.