COMEÇARAM OS TESTES EM CIRCUITO PARA O NOVO CIVIC WTCC

A Honda anunciou hoje o início dos testes, em pista, do novo Civic WTCC (FIA World Touring Car Championship).

Os primeiros testes foram realizados esta semana (31 de Julho e 01 de Agosto), no circuito de Vallelunga, perto de Roma, em Itália dando seguimento ao 'shakedown' do carro, que foi concluído com êxito em 27 de Julho em Vairano, um circuito perto da JAS Motorsport em Milão. Estes testes vão continuar durante todo o ano e serão liderados pelo Tiago Monteiro e pelo Gabriele Tarquini, campeão WTCC em 2009. A partir da prova de Suzuka, em Outubro próximo, a Honda irá realizar as três últimas provas do calendário do Mundial FIA 2012 Touring Car Championship, com um carro, guiado por Tiago Monteiro.

Todos os resultados dos testes e provas efectuados em 2012 serão inteiramente utilizados no desenvolvimento do carro para uma entrada plena em 2013. O aspecto exterior final do carro também foi revelado hoje. O novo carro de corrida é o resultado de um extenso conjunto de testes no túnel de vento e possui vários elementos aerodinâmicos com extensões na dianteira e traseira. Combinados, eles aumentam, suavemente, o fluxo de ar no Civic criando um coeficiente de arrasto (CD) que é a referência na classe para um hatchback 5 portas do segmento C. O carro ostenta uma decoração elegante e dinâmica, que visa acentuar as linhas do novo Civic, assim como dotar o carro de corrida com a imagem desportiva e emotiva da Honda.

Comentando sobre o início dos programas de teste, Alessandro Mariani, líder da equipa Honda Racing Team JAS disse: " Ver finalmente o novo Civic pronto para entrar em pista é um momento muito emocionante para toda a equipa. Estou muito orgulhoso de todas as pessoas envolvidas. Eles conseguiram realizar um excelente trabalho num curto espaço de tempo. Todos têm trabalhado incansavelmente para este dia acontecer e o novo carro e motor correspondem na perfeição às nossas melhores expectativas.

O primeiro teste em pista já nos forneceu uma grande quantidade de comentários e dados, mas o caminho para Suzuka, em Outubro, será uma longa jornada. Este momento não é o fim. É apenas o começo. A partir daqui, vamos dar o nosso melhor.

" Gabriele Tarquini, também comentou: "Foi muito engraçado porque embora eu nunca tenha conduzido o novo Civic antes, quando eu me sentei no banco pela primeira vez senti imediatamente que estava em ‘casa’. O feeling de condução e do motor é excelente. Mas este é apenas o primeiro teste e por isso há muito trabalho ainda a realizar por todos.

O carro está muito bonito e, tenho a certeza, irá surpreender todos os fãs do WTCC quando fizer a sua estreia em Suzuka ainda este ano. " O novo Civic WTCC é alimentado pelo motor HR-412E, com 1,6 litros, de 4 cilindros com injecção directa a gasolina turbo, totalmente em conformidade com os regulamentos da FIA para o WTCC.

Apesar de não ter estado muito tempo ao volante da sua nova máquina, essa tarefa coube ao seu companheiro de equipa Gabriele Tarquini, Tiago Monteiro acompanhou de perto todo o trabalho e estava bastante contente: "Foi um momento importante para mim mas também para toda a equipa Honda.

Estiveram no circuito muitos engenheiros vindos da casa mãe e toda a estrutura técnica da JAS Motorsport para avaliar este primeiro contacto. Fiquei impressionado com o profissionalismo e empenho de todos", começou por dizer.

"Foi um teste muito importante. Recolhemos muitas informações que serão agora trabalhadas e analisadas de forma exaustiva até ao próximo teste a 27 e 28 de Agosto na Eslováquia. Temos muito trabalho pela frente mas uma excelente base",concluiu Tiago Monteiro que competirá com o Honda Civic 5P a 21 de Outubro em Suzuka no Japão.

Em anexo: Foto

Contacto: