Expansão europeia da Honda suportada por produção nacional

Com o inicio da produção do novo modelo CR-V, a Honda enceta mais uma etapa do seu programa de investimento em novos modelos e motores na sua fábrica inglesa de Swindon. Este programa, superior a 330 milhões de euros, representa o maior investimento nesta fábrica da Honda ao longo da última década. Este investimento irá suportar a produção dos seguintes novos modelos:

Novo CR-V (Set 2012)

Novo motor 1.6 diesel para o Honda Civic (Dez 2012)

Com vista à produção destes novos produtos, foram recrutados, no início do ano, 500 novos trabalhadores que receberam formação específica aumentando assim a força de trabalho da fábrica para um total de 3.500 pessoas.

Até ao final de 2012, prevê-se que a capacidade de produção na fábrica britânica duplique os números do ano anterior, atingindo mais de 183.000 unidades. A Honda espera alcançar uma produção de 250.000 unidades dentro dos próximos 3 anos.

Como parceiro priveligiado para esta fase de expansão, a Honda escolheu a fábrica Portuguesa - Tesco Componentes para Automóveis - com sede no concelho de V.N.Famalicão que já é fornecedora da marca desde 1993.

A Tesco irá fornecer diversos componentes em aluminio fundido não só para o novo CR-V que agora inicia a produção, mas também para o revolucionário motor diesel 1.6 que equipará o CIVIC a partir do inicio de 2013.

Exportando 100% da sua produção, a Tesco alcançou em 2011, um volume de facturação de 13,5 Milhões de Euros e emprega actualmente 230 colaboradores laborando, num horário contínuo (24h/dia 7dias/semana) produzindo mensalmente cerca de 230 toneladas de componentes de alumínio.

Para António Gaspar, Director Geral da Divisão Automóvel em Portugal: ‘a Honda Portugal congratula-se com esta nova fase de expansão da produção e investimento em novos modelos para o mercado Europeu. Estamos particularmente satisfeitos pelo facto de existir mão-de-obra e tecnologia Portuguesa altamente especializada directamente envolvida na produção destes novos modelos que estarão dentro em breve a ser comercalizados em Portugal. A Tesco é um fornecedor fundamental para a fábrica de Swindon e o facto de ter sido recentemente distinguida pela sua performance na área da qualidade, espelha bem a qualidade da nossa mão-de-obra e empreendedorismo.‘