Imagem da Capital Ibero-Americana da Juventude tem "marca IADE"

Report this content

Catarina Santos é responsável pela criação do logótipo e da mascote do evento que promete tornar Braga num destino incontornável em 2016

Catarina Santos é a vencedora do concurso para a criação do logótipo e mascote da Capital Ibero-Americana da Juventude, título atribuído a Braga pela Organização Ibero-Americana da Juventude (OIJ). A jovem de 23 anos, licenciada em Design pelo IADE – Creative University, está atualmente a frequentar o mestrado em Design e Cultura Visual do instituto universitário, participando também na Agência Escola, projeto do IADE que visa aproximar os estudantes do mercado de trabalho, fomentando o desenvolvimento de parcerias com empresas e agências criativas.

Para a conceção da imagem de marca de Braga 2016 – Capital Ibero-Americana da Juventude, Catarina Santos optou pela letra ‘I', de iuvenes (jovem, em latim) e utilizou as cores da bandeira nacional. Os restantes países ibero-americanos têm também as suas cores representadas em semicírculo. A mascote, apelidada de Iuve, conjuga tons com simbolismos diversos: o azul, em representação da cidade de Braga, o verde e o vermelho de Portugal, além das cores das bandeiras dos restantes países ibero-americanos.

No total, foram submetidas a concurso 24 candidaturas, sendo que o júri valorizou a criatividade, inovação, funcionalidade e versatilidade das propostas apresentadas. A imagem criada pela aluna do IADE passará, assim, a fazer parte dos vários suportes de comunicação de promoção do evento que trará a Braga, que em 2012 já tinha sido eleita Capital Europeia da Juventude, várias iniciativas que prometem atrair milhares de visitantes.

O IADE, que pertence à Laureate International Universities, foi fundado, em Lisboa, em 1969, tendo sido pioneiro do ensino do design em Portugal. É, atualmente, a instituição que mais estudantes forma nesta área, com uma taxa de empregabilidade de 97 por cento. Em 2012, o Conselho de Ministros reconheceu o seu interesse público e concedeu ao IADE o estatuto de Instituto Universitário, título que permitiu a criação de um moderno programa de Doutoramento em Design, com especial enfoque na criatividade e internacionalização. O IADE confere graus académicos para todos os ciclos de estudo do ensino superior, bem como Pós-Graduações, em áreas de formação relacionadas com Design, Artes e Comunicação, Marketing, Publicidade e Fotografia.

Laureate Education, Inc. é uma empresa líder de ensino superior no mundo. Conta com mais de 80 Universidades, mais de 1.000.000 de estudantes, em 28 países, situados na América, América Latina, Europa, Ásia, África e Médio Oriente. As Universidades da Laureate oferecem cursos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento, em áreas como arquitetura, engenharia, gestão, hospitaliy management, direito e medicina, entre outras. Muitas instituições da Laureate estão classificadas entre as Top de Ensino Superior nas suas respetivas regiões e países e têm sido reconhecidas a nível internacional pela sua qualidade académica. Para mais informações, consulte: www.laureate.net.

Tags: