Coleção IKEA YPPERLIG - A beleza da simplicidade do design pela IKEA e pela HAY

A beleza da simplicidade

Neste mês de outubro, lançamos a nossa mais recente coleção, realizada com uma empresa dinamarquesa de design, a HAY. A coleção inclui uma grande variedade de produtos, desde peças grandes como sofás e mesas, até pequenos acessórios, como uma versão atualizada do icónico saco azul da IKEA.
Ao combinar materiais, cores e técnicas de produção, YPPERLIG é uma coleção de artigos essenciais adaptados às necessidades e desejos modernos. Uma coleção contemporânea mas intemporal - tal como as suas peças.
“Na IKEA, temos curiosidade em relação ao mundo. Acreditamos na importância de trabalhar com outros porque, em conjunto, podemos alcançar muito mais, oferecendo produtos e soluções para a maioria das pessoas.”
- Marcus Engman, Head of Design em IKEA of Sweden.

Diga olá a HAY

Mette e Rolf Hay são a dupla de marido e mulher por detrás da empresa de design HAY. Fundada em Copenhaga, Dinamarca, em 2002, a HAY focou-se na criação de móveis com um gosto pela vida moderna, utilizando um sofisticado fabrico industrial. O casal inspirou-se na arquitetura, na moda e na arte, criando produtos com um design simples, funcional e estético. Dito de forma simples, uma empresa que se adequa na perfeição à IKEA.

“Desde o início que fomos bastante claros: queríamos que esta colaboração fosse fiel à IKEA, o que significa produtos honestos e essenciais a um preço acessível, que podem ser usados durante muito tempo.”

IKEA e HAY - unidas são mais fortes

Embora a IKEA e a HAY trabalhem na mesma indústria, esta colaboração nunca foi sobre dois concorrentes a competir; em vez disso, tratou-se de impulsionar a criatividade e a experiência mediante uma forte parceria. Enquanto a IKEA tem um conhecimento profundo da produção, a HAY é apaixonada pelo design e YPPERLIG é o resultado desta combinação. Os eventuais problemas que tenham surgido ao longo
desta colaboração foram resolvidos de forma rápida e inovadora.

No decorrer do processo, as duas empresas desafiaram-se constantemente, retocando criteriosamente cada produto até ambas as partes ficarem satisfeitas com o resultado.

O resultado é uma coleção acessível, repleta de produtos essenciais, produtos do dia a dia criados para serem usados e estimados, ano após ano. Uma coleção com um elevado valor de design, que inclui o melhor de dois mundos, mostrando assim a verdadeira força da colaboração.

“Trabalhámos muito, mas nunca foi um sacrifício, sendo que uma das justificações para tal é a orientação para a produção quer da HAY quer da IKEA. Sim, somos designers mas também temos uma verdadeira paixão pelo processo de criação das coisas. A outros designers que desejem trabalhar com a IKEA, posso apenas dizer: sem dúvida que ajuda compreender a produção industrial. São tantas as decisões que são feitas na própria fábrica, que o melhor é estar nesse local.”
-Rolf Hay
-Mette Hay

Assista ao vídeo sobre a cadeira em monobloco no endereço: https://youtu.be/mFJc0r9T-sQ

Por vezes, o que parece simples é, de facto, difícil de alcançar. Como o sofá-cama YPPERLIG. A equipa queria um produto que oferecesse não só estilo, mas também uma boa noite de sono. No entanto, alcançar a construção e a estabilidade adequadas foi um autêntico desafio. Resolveram a situação com um colchão de molas como assento. O resultado é um sofá com um bom design, prático e confortável. Sonhos muito bons!

As mesas de tábuas sempre representaram um papel importante na tradição escandinava de móveis. Por isso, não foi surpresa nenhuma que a HAY quisesse fazer uma abordagem moderna a esse objeto. Utilizando a mais recente técnica de painel alveolado que oferece durabilidade extra, combinada com pernas em madeira maciça e uma estrutura em metal, o resultado é uma mesa estável, em chapa de freixo com velatura branca, com um estilo simples e natural.

Todos gostamos de uma renovar! Tendo em conta que o saco IKEA é um dos produtos mais reconhecidos da IKEA em todo o mundo, a Mette quis dar-lhe algo novo, sem deixar de honrar o original. Por isso, sem alterar o tamanho nem o material, trabalhou com as cores e os padrões de tecelagem. Foram criadas três cores diferentes e a equipa também criou uma versão extra duradoura
devido à alça de nylon que dá a volta pelo fundo do saco.

“É um dos produtos IKEA mais conhecidos e usados, mas ainda é pouco valorizado enquanto objeto de design. Mantivemos as medidas e atualizámo-lo com novos padrões e cores. É uma celebração deste produto icónico.”
- Mette Hay

(Comunicado integral em anexo)