• IKEA Portugal/

GRUPO IKEA E IKEA FOUNDATION ASSUMEM COMPROMISSO DE MIL MILHÕES DE EUROS PARA COMBATER AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Neste ano crítico para as mudanças climáticas, o Grupo IKEA e a IKEA Foundation assumem um novo ambicioso compromisso no sentido de acelerar a mudança para uma economia com baixas emissões de carbono e para apoiar comunidades em maior risco pelas alterações climáticas.

É, assim, hoje anunciado o compromisso de 600 milhões de euros de investimento em energia renovável pelo Grupo IKEA e 400 milhões de euros pela IKEA Foundation para apoiar as comunidades mais impactadas pelas alterações climáticas, num total de mil milhões de euros. O anúncio feito hoje coincide com uma reunião crucial em Bona, onde entidades governamentais preparam um acordo global sobre as alterações climáticas, a ser discutido na COP21 em Paris, em dezembro.

Grupo IKEA – O compromisso de 600 milhões de investimento em energia renovável, anunciado hoje, é um reforço aos 1.5 mil milhões de investimento em energia solar e eólica desde 2009. A IKEA está no caminho de se tornar autossuficiente em energia, produzindo a mesma quantidade de energia renovável que consome nas suas unidades, tendo também o compromisso de deter e gerir 314 turbinas eólicas e instalados 700 mil painéis solares nos seus edifícios. A maior parte deste novo investimento (500 milhões de euros) será investido em energia eólica e 100 milhões de euros em energia solar até 2020.

"As alterações climáticas são um dos maiores desafios mundiais e precisamos de ter compromissos e desenvolver ações arrojadas para encontrar uma solução. É por isso que estamos a apostar tudo em transformar o nosso negócio, para assegurar que se adapta ao futuro e que conseguimos ter um impacto positivo. Isto inclui o foco de usarmos 100% de energia renovável, ao investirmos em energia solar e eólica, e convertermos toda a nossa gama de iluminação em LED, a preços acessíveis, ajudando muitos milhões de famílias a viver de forma mais sustentável em sua casa", comenta Peter Agnefjäll, Presidente e CEO do Grupo IKEA.

IKEA Foundation – A apoiar há muitos anos crianças e as suas famílias, nas zonas mais pobres do mundo, a IKEA Foundation anuncia agora o seu compromisso de investir 400 milhões de euros, até 2020, para apoiar as famílias e comunidades mais impactadas pelas alterações climáticas.

Os fundos da IKEA Foundation destinam-se a criar oportunidades a longo prazo para crianças que vivem em algumas das comunidades mais pobres do mundo. Em 2014, a IKEA Foundation contribuiu com 104 milhões de euros para apoiar mais de 40 organizações cujos programas beneficiam crianças em 46 países. Desde 2009, os 2

programas financiados pela IKEA Foundation já ajudaram mais de 178 milhões de crianças em todo o mundo. Este novo financiamento vem agora ajudar as comunidades mais pobres a prepararem-se para as alterações climáticas e a melhorar as suas vidas através da adopção de energia renovável em suas casas, escolas e pequenos negócios.

"Estamos a trabalhar para um mundo onde as crianças que vivam em condições de pobreza possam ter mais oportunidades de criar um futuro melhor para si próprias e para as suas famílias. Combater as alterações climáticas é crucial para atingirmos este objectivo", comenta Per Heggenes, CEO da IKEA Foundation.

Sobre o Grupo IKEA

A visão da IKEA é criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas. O nosso conceito de negócio apoia esta ideia oferecendo uma ampla gama de produtos funcionais, com design e qualidade, a preços tão baixos que a maioria das pessoas pode comprá-los. O Grupo IKEA tem 322 lojas em 28 países. Existem mais 40 lojas IKEA, geridas por franchisados externos ao Grupo IKEA. O Grupo IKEA teve 716 milhões de visitantes nas suas lojas durante o ano fiscal de 2014 e mais de 1.5 mil milhões visitantes online. Para mais informação, visite www.IKEA.pt.

Sobre a IKEA Foundation

A IKEA Foundation é obraço filantrópico da INGKA Foundation, que detém o Grupo IKEA. O objetivo da IKEA Foundation é melhorar as oportunidades de crianças e jovens em algumas das comunidades mais pobres do mundo, através de financiamento a programas holísticos que criem mudanças substanciais e duradouras. A IKEA Foundation colabora com parceiros estratégicos que aplicam abordagens inovadoras de modo a alcançarem resultados em larga escala em quatro áreas fundamentais da vida de uma criança: um lugar a que se possa chamar casa, um início de vida saudável, uma educação de qualidade e rendimento familiar sustentável. Para mais informação consulte www.ikeafoundation.org e www.facebook/IKEAfoundation