Lançamento da coleção IKEA PS 2014

Design acessível adequado ao espírito urbano

A IKEA apresenta a sua nova coleção de design IKEA PS 2014 - Em movimento - que se foca na flexibilidade e multifuncionalidade da vida urbana. A nova coleção está disponível nas lojas IKEA a partir de 1 de abril de 2014.

IKEA PS 2014, a mais recente afirmação de design da IKEA, capturou os sonhos e necessidades da nova geração urbana. Hoje em dia, são mais as pessoas que vivem nas cidades do que nas zonas rurais. Estas pessoas mudam-se com mais frequência e vivem em espaços mais pequenos.

"A nossa expectativa é que os artigos da coleção IKEA PS 2014, deste ano, respondam às necessidades da nova população urbana que muda de casa com mais frequência. Tivemos em conta as suas necessidades e os seus sonhos ao criar estes artigos divertidos, bonitos e flexíveis”, diz David Wahl, designer da IKEA of Sweden.

Um estudo realizado em janeiro de 2014* mostra que duas em três pessoas querem ter artigos de design, mas gostariam que fossem mais acessíveis. O estudo revela ainda que duas em cada três pessoas sentem necessidade de maximizar cada centímetro da sua casa de forma eficiente, enquanto 50% precisam de móveis que possam ser usados para mais do que uma função. A mesma percentagem considera o design e a funcionalidade de um produto são fatores igualmente importantes.

*Em janeiro de 2014, a YouGov realizou um questionário em nome da IKEA a pessoas entre os 18 e os 60 anos, que vivem em cidades na Suécia, Reino Unido, França, EUA, Polónia, Japão, China e Qatar. Em cada país, foram incluídas 1.000 pessoas no questionário (exceto para o Qatar, com uma participação de apenas 500 pessoas).

Como nasce a oitava coleção IKEA PS?

Jovens designers de todo o mundo foram desafiados a colocar as suas influências locais e as suas perspetivas na criação da coleção IKEA PS 2014, juntamente com a equipa de design da IKEA. O resultado são 51 produtos diferentes: de uma mesa de apoio com um candeeiro integrado, a tapetes com padrões inspirados na Europa de Leste, de armários de canto a um roupeiro totalmente aberto que pode ser decorado de acordo com o estado de espírito e o gosto pessoal.

A coleção é, em grande parte, uma esforço de equipa "we-design". Em workshops, os designers escolheram, em conjunto, o tema e os artigos adequados à coleção.

As coleções IKEA PS –a 8a coleção desde 1995 –, respondem aos mais recentes movimentos e tendências de design e da vida em casa. Tal como todos os artigos IKEA, combinam forma, funcionalidade, qualidade e sustentabilidade, sempre a um preço acessível.

Factos de IKEA PS 2014

A coleção IKEA PS nasceu em 1995 e é sempre o mais recente statement de design da IKEA. Leva o design mais vanguardista à maioria das pessoas através de artigos de design acessíveis desenvolvidos por designers da IKEA em colaboração com diferentes designers externos.

Tal como todos os artigos da IKEA, a coleção IKEA PS é criada combinando forma, função, qualidade e sustentabilidade a preços acessíveis
• 51 artigos de design
• Materiais desde bambu ao aço
• Todos os candeeiros têm lâmpadas LED integradas, o que permite poupar 85% de energia em comparação com lâmpadas incandescentes
• 20 designers da Suécia, Japão, Reino Unido, EUA, Holanda, Dinamarca, França, Polónia e Suíça

Para descarregar imagens em alta resolução, Presskit IKEA PS e vídeo aceda:
user: IKEA
pass: inforpress

Sobre o Grupo IKEA

A visão da IKEA é criar um dia a dia melhor para a maioria das pessoas. O nosso conceito de negócio apoia esta ideia oferecendo uma vasta gama de produtos funcionais e com um bom design a preços tão baixos que a maioria das pessoas pode comprá-los. Existem atualmente 305 lojas do Grupo IKEA em 26 países. No FY13, o Grupo IKEA tinha 135.000 colaboradores, as lojas tiveram 684 milhões de visitantes e www.IKEA.com registou 1,3 mil milhões de visitas. Para mais informações, visite www.IKEA.pt.