Vendas do Grupo IKEA aumentam 11,2% a nível global

Os resultados líquidos do Grupo IKEA ascenderam a 3,5 mil milhões de euros no ano fiscal de 2015 . As vendas totais, convertidas em euros, aumentaram 11,2%, em relação ao ano passado, para 31,9 mil milhões de euros. Em conjunto com o negócio dos centros comerciais, as receitas totais atingiram 32,7 mil milhões de euros (+11,5%). Ao nível dos investimentos, o principal foco foi no combate às alterações climáticas , como a mudança de toda gama de iluminação IKEA para 100% LED.

Tivemos um ano excelente e investimos consideravelmente em sustentabilidade, em criar uma melhor oferta e em tornar-nos mais acessíveis ”, refere o presidente e CEO, Peter Agnefjäll.

A maior parte do crescimento provém das lojas comparáveis, apesar das novas lojas e as vendas online contribuírem de forma substancial para estes resultados. O crescimento está bem distribuído entre a maior parte dos mercados, no entanto, a Alemanha demonstra um crescimento recorde e as regiões do sul da Europa estão, também, a ter um desenvolvimento positivo. A América do Norte continua a ter uma boa prestação e o mais recente mercado da IKEA, a Coreia do Sul, está a superar as expetativas.

O crescimento permite ao Grupo IKEA continuar a fortalecer o seu principal negócio: as lojas IKEA existentes, mas também novas formas de ir ao encontro dos clientes, seja online ou através de formatos alternativos e pontos de recolha de encomendas. O Grupo IKEA prevê mais investimentos em energia renovável e em produtos para uma vida mais sustentável em casa.

Combater as alterações climáticas é um fator de inovação e uma oportunidade para tornar o nosso negócio ainda melhor, ao permitirmos que os nossos clientes tenham uma vida mais sustentável em casa ”, acrescenta Peter Agnefjäll. “ No último ano, fiquei particularmente orgulhoso pelo facto de termos vendido mais de 90 milhões de lâmpadas e candeeiros LED, não só permitindo a milhões de famílias reduzir o valor das suas faturas de eletricidade, mas também gerando poupanças significativas em energia ”, conclui o CEO, Peter Agnefjäll.

O Grupo IKEA continua a partilhar os bons resultados com os seus colaboradores. Durante o ano fiscal de 2015, 105 milhões de euros foram destinados ao programa de fidelização "Tack!", como prova de reconhecimento aos profissionais do Grupo. Desde que o programa foi introduzido, há dois anos, já foram distribuídos 305 milhões de euros.

IKEA Portugal
No seguimento deste sólido crescimento, também em Portugal os resultados positivos permitem que o Grupo possa dar continuidade ao seu plano de expansão no país, cujo objetivo é ter um total de 10 lojas IKEA em Portugal até 2025. Ao nível da sustentabilidade, a IKEA Portugal está, neste momento, a fazer um investimento estratégico na sua operação no país: a instalação de 100 mil painéis solares nas três lojas IKEA em Portugal, num investimento de quatro milhões de euros.

Sobre o Grupo IKEA
A visão da IKEA é criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas. O nosso conceito de negócio apoia esta ideia oferecendo uma ampla gama de produtos funcionais, com design e qualidade, a preços tão baixos que a maioria das pessoas pode comprá-los. O Grupo IKEA tem 155 mil colaboradores, 328 lojas em 28 mercados e operações em 43 países. Existem mais de 40 lojas IKEA, geridas por franchisados externos ao Grupo IKEA. Para mais informação, visite www.IKEA.pt .

FY15 = Ano fiscal/financeiro 2015, período entre 1 de setembro de 2014 a 31 de agosto de 2015.

Faça o download dos relatórios completos em www.IKEA.pt/ys

Comercialização de móveis e artigos de decoração para a casa.