Vendas do Grupo IKEA aumentam 11,2% a nível global

Os resultados líquidos do Grupo IKEA ascenderam a 3,5 mil milhões de euros no ano fiscal de 2015. As vendas totais, convertidas em euros, aumentaram 11,2%, em relação ao ano passado, para 31,9 mil milhões de euros. Em conjunto com o negócio dos centros comerciais, as receitas totais atingiram 32,7 mil milhões de euros (+11,5%). Ao nível dos investimentos, o principal foco foi no combate às alterações climáticas, como a mudança de toda gama de iluminação IKEA para 100% LED.

Tivemos um ano excelente e investimos consideravelmente em sustentabilidade, em criar uma melhor oferta e em tornar-nos mais acessíveis”, refere o presidente e CEO, Peter Agnefjäll.

A maior parte do crescimento provém das lojas comparáveis, apesar das novas lojas e as vendas online contribuírem de forma substancial para estes resultados. O crescimento está bem distribuído entre a maior parte dos mercados, no entanto, a Alemanha demonstra um crescimento recorde e as regiões do sul da Europa estão, também, a ter um desenvolvimento positivo. A América do Norte continua a ter uma boa prestação e o mais recente mercado da IKEA, a Coreia do Sul, está a superar as expetativas.

O crescimento permite ao Grupo IKEA continuar a fortalecer o seu principal negócio: as lojas IKEA existentes, mas também novas formas de ir ao encontro dos clientes, seja online ou através de formatos alternativos e pontos de recolha de encomendas. O Grupo IKEA prevê mais investimentos em energia renovável e em produtos para uma vida mais sustentável em casa.

Combater as alterações climáticas é um fator de inovação e uma oportunidade para tornar o nosso negócio ainda melhor, ao permitirmos que os nossos clientes tenham uma vida mais sustentável em casa”, acrescenta Peter Agnefjäll. “No último ano, fiquei particularmente orgulhoso pelo facto de termos vendido mais de 90 milhões de lâmpadas e candeeiros LED, não só permitindo a milhões de famílias reduzir o valor das suas faturas de eletricidade, mas também gerando poupanças significativas em energia”, conclui o CEO, Peter Agnefjäll.

O Grupo IKEA continua a partilhar os bons resultados com os seus colaboradores. Durante o ano fiscal de 2015, 105 milhões de euros foram destinados ao programa de fidelização "Tack!", como prova de reconhecimento aos profissionais do Grupo. Desde que o programa foi introduzido, há dois anos, já foram distribuídos 305 milhões de euros.

IKEA Portugal
No seguimento deste sólido crescimento, também em Portugal os resultados positivos permitem que o Grupo possa dar continuidade ao seu plano de expansão no país, cujo objetivo é ter um total de 10 lojas IKEA em Portugal até 2025. Ao nível da sustentabilidade, a IKEA Portugal está, neste momento, a fazer um investimento estratégico na sua operação no país: a instalação de 100 mil painéis solares nas três lojas IKEA em Portugal, num investimento de quatro milhões de euros.

Sobre o Grupo IKEA
A visão da IKEA é criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas. O nosso conceito de negócio apoia esta ideia oferecendo uma ampla gama de produtos funcionais, com design e qualidade, a preços tão baixos que a maioria das pessoas pode comprá-los. O Grupo IKEA tem 155 mil colaboradores, 328 lojas em 28 mercados e operações em 43 países. Existem mais de 40 lojas IKEA, geridas por franchisados externos ao Grupo IKEA. Para mais informação, visite www.IKEA.pt.

FY15 = Ano fiscal/financeiro 2015, período entre 1 de setembro de 2014 a 31 de agosto de 2015.

Faça o download dos relatórios completos em www.IKEA.pt/ys