IndieMusic rocks!

Culturgest | Cinema São Jorge | Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema | Cinema City Campo Pequeno

Na programação IndieMusic de 2014 haverá filmes para todos os gostos. Os mais geeks poderão deliciar-se com Europe in 8 Bits, um documentário sobre a reutilização dos sons e hardware dos antigos videojogos na criação de música. Os fãs de Nintendos, GameBoys, Atari, Amiga e Commodore 64 encontrarão nesta obra uma surpresa genial. Um dos filmes mais falados do ano estará no IndieMusic: The Punk Singer, a impressionante história de Kathleen Hanna, membro das bandas Bikini Kill, The Julie Ruin e Le Tigre, é um documentário e também uma história do punk e do movimento Riot Grrrl. O IndieMusic revisita a obra de "The Boss" do ponto de vista dos fãs em Springsteen and I e oferece a oportunidade de descobrir uma história singular em American Interior - a do explorador John Evans - contada entusiasticamente pelo músico Gruff Rhys (frontman dos Super Furry Animals). My Prairie Home revelará a história de Rae Spoon, cantora transexual que fugiu a um passado Pentecostal e a uma família abusiva. Memphis traz, talvez, a surpresa mais carismática de todas: Willis Earl Beal, um músico excepcional, num filme que é como a sua obra, sedutora e rebelde. Seguimos na travessia dos vários géneros musicais. Finding Fela não será apenas para os fãs de Fela Kuti mas também para todos os que ouvem jazz, funk, soul e todas as influências que se encontram na obra do músico. De visita à pop dos anos 80, acompanhados por uma banda sonora genial de músicas desconhecidas da década, passamos a noite numa festa em El Futuro, uma ficção desconcertante que remete para o nascimento da movida madrileña. Electro Chaabi abre de novo horizontes para uma descoberta - é também essa a missão da secção - a da música electrónica egípcia, que vive agora a mesma revolução da primavera árabe, uma música de libertação dos jovens oprimidos pelas severas tradições. O inesperado We don't wanna make you dance apresenta a banda nova iorquina que nunca se tornou famosa, aquela que queríamos ter (re)conhecido, Miller Miller Miller and Sloan. Alan Vega: Just a Million Dreams é um retrato íntimo do músico dos Suicide, um lado que nunca vimos de um dos pais do punk. Os filmes portugueses que integram a selecção IndieMusic escolheram para protagonistas dois grandes autores nacionais. Paulo Segadães (X-Acto e Vicious Five) filma, em True, o processo criativo do novo álbum de Legendary Tigerman. Mudar de Vida, um documentário de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo, é um impressionante documento sobre a vida e obra de José Mário Branco. O filme será a sessão de abertura da secção IndieMusic, apresentado no dia 25 de Abril, pelas 21h45, na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. Em Mudar de Vida, José Mário Branco fala-nos de música, das suas convicções, da sua geração, do Estado Novo, da guerra colonial, da sua prisão e do exílio.

A programação completa será apresentada na conferência de imprensa, já na próxima terça-feira, dia 25 de Março, às 10h30, na Culturgest.

O IndieLisboa'14 é organizado pela IndieLisboa - Associação Cultural, com o apoio financeiro do Secretário de Estado da Cultura/ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, da CML - Câmara Municipal de Lisboa, do Programa MEDIA, da União Europeia e da Allianz Portugal; em co-produção com a Culturgest e o Cinema São Jorge e em parceria estratégica com a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, EEM.