Oasis e Sleaford Mods revistos na secção IndieMusic

Supersonic  e  Bunch of Kunst  estreiam em Portugal em Maio

Supersonic , o documentário que retrata a carreira dos  Oasis , terá a sua primeira e única exibição nacional em sala no IndieLisboa em Maio. Integrado na secção IndieMusic, o filme conta a história da ascensão fulgurante dos Oasis, desde os exercícios iniciais até ao mítico concerto em Knebworth. Através do olhar de Mat Whitecross, o documentário reúne testemunhos da banda, seus familiares e todos aqueles que acompanharam o percurso do colectivo, assim como vídeos raros dos bastidores  Supersonic  foi produzido por Asif Kapadia e James Gay-Rees, que venceram o Óscar de Melhor Documentário com  Amy , sobre a cantora Amy Winehouse, em 2016.

Guardian  descreveu-os como a “mais irritada banda britânica da actualidade” e Iggy Pop fala deles como “a maior banda de rock dos nossos tempos”. Em cinco anos, os  Sleaford Mods  assumiram-se como uma presença inquestionável nos tops de edições e uma das caras mais visíveis da atitude DiY do post-punk. Em  Bunch of Kunst  cristaliza-se a forma como o grupo tomou de assalto o mercado musical, num olhar próximo sobre a relação entre o vocalista Jason Williamson (antigo operário fabril), Andrew Fearn e o seu manager e editor Steve Underwood. Realizado por  Christine Franz, o  documentário estreia-se em Maio no IndieLisboa 2017 by Allianz, meses antes da passagem dos Sleaford Mods no NOS Primavera Sound e poucos tempo depois do lançamento de  English Tapas , editado este mês, a 3 de Março.

IndieLisboa com mais uma sala: nove sessões do IndieMusic no Capitólio

Nove sessões da programação do IndieMusic serão exibidas no terraço do  Cineteatro Capitólio/Teatro Raul Solnado. Adiciona-se, assim, mais um espaço nobre à lista de parcerias do IndieLisboa, para além dos já habituais Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e Cinema Ideal. Considerado uma das obras de referência da arquitectura modernista em Portugal, o Cineteatro Capitólio/Teatro Raul Solnado está integrado no Parque Mayer e foi inaugurado na recta final de 2016, depois de sete anos de interregno por razões de reabilitação. As sessões de cinema ao ar livre do IndieMusic terão o apoio da cerveja MUSA, que habitará o terraço do Capitólio com um bar e várias opções de cerveja artesanal para acompanhar os filmes.

Stuart Staples em Lisboa

O universo da música será também focado na   secção Director's Cut , com a exibição de  Minute Bodies: The Intimate World of F. Percy Smith , realizado por  Stuart Staples, vocalista dos Tindersticks . Partindo de imagens de arquivo F. Percy Smith e tirando partido da experiência musical de Stuart, o filme constrói uma narrativa silenciosa que abre espaço a novas leituras sobre o trabalho original do pioneiro documentarista britânico. O filme conta com banda sonora original dos próprios Tindersticks, em colaboração com Thomas Belhom e Christine Ott. O realizador Stuart Staples estará em Lisboa para apresentar a estreia do filme.

A programação da secção IndieMusic e do festival será divulgada em breve. O IndieLisboa decorre de  3 a 14 de Maio.  Os bilhetes estarão à venda a partir de  19 de Abril.

O IndieLisboa 2017 by Allianz é organizado pela IndieLisboa - Associação Cultural, com o apoio financeiro do Ministério da Cultura/ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, da CML - Câmara Municipal de Lisboa, do Programa Creative Europe da União Europeia e da Allianz Portugal; em co-produção com a Culturgest e o Cinema São Jorge e em parceria estratégica com a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, EEM.