Uma maratona do inferno

20 de Abril a 1 de Maio

Culturgest | Cinema São Jorge | Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema | Cinema Ideal

Foi hoje divulgada a programação completa do IndieLisboa 2016. O que há de novo? Além dos filmes, na sua maioria inéditos em Portugal, este ano trazemos algumas surpresas, entre as quais uma maratona noite dentro com filmes da secção Boca do Inferno – obras de realizadores que não tiveram medo de avançar por territórios por explorar. São eles os monstros criados pela psique adolescente (Der nachtmar), póneis alucinados (Lesley the Pony has an A+Day), monstros humanos criados pela força de uma burocracia interminável (Un monstruo de mil cabezas), flatulências mortíferas (The Procedure) e monstros do terror clássico, como as bruxas do muito aguardado The Witch, de Robert Eggers. Para quem tiver coragem de a enfrentar, a maratona acontece no dia 23 de Abril, a partir das 23h30 no Cinema Ideal.

As sessões especiais incluem eventos diversos, como a estreia dos filmes O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu, de João Botelho, A Vossa Terra, de João Mário Grilo (sobre a figura e pensamento de Gonçalo Ribeiro Telles) e A Ilha dos Ausentes, de José Vieira (um filme-ensaio sobre a emigração portuguesa em França). Há ainda um filme-concerto em colaboração com Os Dias da Música do CCB: o Rondó da Carpideira é um espectáculo multidisciplinar de homenagem ao trabalho de Michel Giacometti com base nas suas recolhas etnomusicais em Portugal. Criado pelos músicos Mário Marques (saxofonista) e Daniel Bernardes (pianista), conta com a edição de imagens e conceção visual de Gonçalo Tarquínio.

Porque os concertos e festas também completam e aumentam a experiência do festival, damos honras de abertura às Pega Monstro, que irão tocar na festa de antecipação do IndieLisboa, concerto seguido de um DJ set de Pedro Ramos, no dia 9 de Abril nas catacumbas do Liceu Camões, naquele que é também o primeiro evento IndiebyNight deste ano. Mas antes disso abrimos portas à retrospectiva do Herói Independente, Paul Verhoeven (homenageado nesta secção juntamente com Vincent Macaigne), com a exibição de um dos seus mais icónicos sucessos: RoboCop será projectado no auditório do liceu, às 21h30. Juntem-se a nós – tudo o que há para saber está em www.indielisboa.com.

Dossier de imprensa para download aqui

Materiais dos filmes para download aqui

O IndieLisboa 2016 by Allianz é organizado pela IndieLisboa - Associação Cultural, com o apoio financeiro do Ministério da Cultura/ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, da CML - Câmara Municipal de Lisboa, do Programa Creative Europe da União Europeia e da Allianz; em co-produção com a Culturgest e o Cinema São Jorge e em parceria estratégica com a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, EEM.