• ISQ/

PARLAMENTO EUROPEU DEBATE DESEMPREGO JOVEM PARA UMA EUROPA MAIS INCLUSIVA

Lisboa 19 de Maio de 2016

O ISQ vai participar hoje e sábado no European Youth Event (EYE), em Estrasburgo, no Parlamento Europeu, enquanto speaker em representação das instituições de formação europeias (VET providers – Vocational Education and Training), via EVBB,  European Association of Institutes for Vocational Training, onde o ISQ é vice-presidente e dinamizador de iniciativas rumo à Europa 2020 mais competitiva, com mais e melhor emprego.

O evento contará com 7.500 participantes e visa mobilizar jovens, empresas e membros do parlamento para um cenário futuro: uma Europa mais inclusiva, com melhores qualificações profissionais. O evento poderá ser acompanhado via streaming, possibilitando o acesso aos debates a todos os que não podem estar presentes.

Como principais objectivos destacam-se: a formação profissional técnica, não universitária; a aposta numa formação muito prática – hands-on -  e, por último, uma formação que integre obrigatoriamente estágios nas empresas, sendo por isso geradora de empregabilidade.

Pretende-se assim diminuir o desemprego jovem na Europa e garantir que as empresas têm qualificações e competências técnicas “à medida”.
Os números são alarmantes. Na Europa temos já 13 milhões de desempregados jovens. Actualmente na EU ¼ da população jovem adulta é desempregada, chegando em alguns países a ser metade da população. Em Portugal a taxa ronda os 20% da população.

Durante o EYE, as actividades vão variar entre workshops, debates, jogos digitais e laboratórios de ideias. Os oradores convidados incluem Denis Mukwege Sakharov Laureate em 2014 ; Ensaf Haidar, a mulher de Raif Badawi vencedor do prémio Sakharov 2015 ; Martin Schultz, Presidente do Parlamento Europeu; Marianne Thyssen Comissária do European Employment e a Astronauta Italiana Samantha Cristoforetti.

Mais info e foto em anexo