Cidades vencedoras e cidades principiantes

Lisboa, 30 de junho 2015 – Desde 2010 que Istambul é uma cidade em constante melhoria, segundo um novo research agora divulgado pela consultora imobiliária global JLL em parceria com o The Business of Cities Group . O relatório, que analisa os índices 1 de desempenho de mais de 200 cidades mundialmente conhecidas de modo a permitir fazer a comparação entre elas, identifica também Nova Iorque, Londres, Singapura, Paris e Hong Kong no top cinco das cidades que exibem a melhor performance em todos os seis principais índices globais.
Enquanto a nota foi de estabilidade para as cidades que ocupam as posições cimeiras nos rankings globais, para aquelas que estão nas posições mais abaixo observaram-se fluxos de mudança significativos nestes três últimos anos, com as cidades a reajustarem-se à geografia das oportunidades globais.
Nos seis principais índices, que abrangem desde serviços financeiros até à imagem da cidade, Istambul é aquela que melhorou de forma mais consistente ao longo do período analisado. E, em específico tem consolidado o seu estatuto como fornecedor de serviços financeiros a nível local e tem suplantado com frequência algumas cidades de média-dimensão bem estabelecidas, graças à sua escala e por funcionar como um ponto privilegiado de entrada e saída em termos geográficos. Outras das cidades que exibem progressos vincados desde 2010 são Mumbai , Seul e o Dubai .
“No século XXI, o ritmo de chegada de novas cidades à cena global é mais rápido do que nunca. No novo ciclo de globalização, cidades emergentes como Ho Chi Minh, Nairobi e Deli procuram cada vez mais entrar na economia global e aceleram o seu crescimento através da inovação e das start-ups na área da tecnologia”, disse Rosemary Feenan, International Director, Global Research na JLL . “Da mesma forma, centros consolidados de inovação como São Francisco, San Jose, Boston, Tel Aviv e Cambridge e cidades com elevada qualidade de vida, como Estocolmo e Zurique , estão também a conjugar os seus ativos em termos de infraestruturas e educação para se tornarem verdadeiros pólos de start-up’s e, assim, cimentar e acelerar a sua posição no palco mundial.”
Singapura e Estocolmo constam entre aquelas que mais melhoraram a sua posição no topo dos rankings das cidades nos últimos dois anos. A história de sucesso de Singapura foi elevada a um outro nível quando a cidade ultrapassou pela primeira vez Tóquio e Paris na maioria dos principais índices. É líder na Ásia nos campos da edução superior, mobilidade, ciência, índices de banda larga e tecnologia, sendo também a cidade “número um” a nível mundial em termos de ambiente favorável para os negócios. Os rankings que classificam a imagem de marca da cidade também indiciam melhorias no que toca à sua reputação de ser pouco vibrante entre os expatriados e os turistas.
A consistência de Estocolmo em termos de crescimento, conhecimento e qualidade tem vindo a contribuir para uma melhoria constante da sua posição, sobretudo no que diz respeito à Europa. A capital sueca figura não só entre as melhores a nível mundial em termos de governança, planeamento urbano e sustentabilidade, mas também evidencia fortes efeitos de cluster. E, ao contrário do que é comum entre os seus pares, os setores de ICT [Informação, Comunicação e Tecnologia) e da indústria transformadora viram o seu Valor Bruto Acrescentado crescer em cerca de 25% desde 2008 3 .
“Nunca como agora foi tão importante compreender o desempenho das cidades. A capacidade das cidades em atrair crescimento, gerir o seu crescimento e oferecer qualidade de vida irá definir o seu carácter e, em última instância, o sucesso do «século metropolitano» “, disse Greg Clark, Chairman do The Business of Cities e do Cities Research Center da JLL .
“Em conjunto, os benchmarks e índices podem oferecer-nos uma visão realista dos padrões existentes e das oportunidades estratégicas para as cidades, bem como para aqueles que nelas vivem e trabalham. A melhoria dos desempenhos de Istambul, Santiago e Seul ilustram que as cidades podem e devem alterar as suas posições nos índices ao longo do tempo. As mudanças foram alcançadas por se elevarem os standards , por alterarem as perceções, oferecendo novas informações, apostando em parcerias, acrescentando novos rankings , entre vários outros mecanismos”, concluiu Greg Clark .