JLL Portugal lança estudo inovador sobre este mercado

• Um produto relativamente recente em Lisboa, os apartamentos turísticos estão a ganhar expressão e a captar um volume crescente de investimento nacional e internacional.
  • O Centro Histórico e a Avenida da Liberdade são as principais zonas para este tipo de alojamento.

LISBOA, 11 maio 2015  – Acompanhando uma das tendências marcantes do mercado imobiliário português, a JLL Portugal acaba de lançar a primeira edição do research “ Lisbon’s Tourist Apartments – A growing market ”. No documento, a consultora analisa, pela primeira vez, o segmento de apartamentos turísticos, apurando que a oferta deste tipo de alojamento é atualmente de cerca de 4.000 unidades, sendo a zona do Centro Histórico e a Avenida da Liberdade os locais preferidos para o seu desenvolvimento. Outra conclusão do estudo é que este tipo de alojamento tem vindo a ganhar cada vez mais força na cidade de Lisboa, exibindo fortes taxas de crescimento da procura quer por turistas, quer por investidores que querem aplicar o seu capital nesta classe alternativa de ativos.

Maria Empis, Diretora de Research na JLL Portugal, começa por explicar que “ hoje em dia, os turistas procuram alternativas de alojamento mais económicas, mas sobretudo mais autênticas, que sejam capazes de proporcionar novas experiências, e estejam mais próximas da realidade local. Esta tendência fez aumentar muito a procura por apartamentos turísticos em Lisboa e consequentemente a sua oferta. Por outro lado, os investidores do Golden Visa viram neste mercado uma oportunidade de simultaneamente rentabilizar o seu ativo e, por isso, vemos hoje um elevado dinamismo por parte destes players na reabilitação de prédios no centro da cidade, destinando-os a alojamento turístico e expandindo, desta forma, a oferta ”.

A qualidade da oferta dos apartamentos turísticos em Lisboa salta à vista, e mesmo que integrados em edifícios históricos são geralmente unidades modernas e com uma boa manutenção. E, confirmando que a procura não é conduzida apenas pelos turistas low-budget, mas que é transversal a outros segmentos, existe já hoje um número significativo de operadores premium em Lisboa que se diferenciam não só pela qualidade dos seus apartamentos mas também pelo serviço premium que prestam e a relação de proximidade quem criam com os seus hóspedes ”,  afirma ainda Maria Empis.

Junto se envia press release completo com as principais conclusões deste estudo.