Office Flashpoint: Ocupação de escritórios aumenta 200% em setembro e eleva volume anual para mais de 113.000 m2

LISBOA, 16 de outubro 2017 – Em setembro foram ocupados 22.762 m 2 de escritórios em Lisboa, num crescimento de 197% face ao mesmo mês do ano passado e que fez elevar para 113.471 m 2 o volume transacionado no acumulado do ano, revela a JLL na sua análise mensal Office Flashpoint. A consultora mantém-se como uma das entidades líderes neste mercado, como uma quota de 34% na área negociada desde início do ano.

A atividade de setembro, o mês mais ativo até agora, reflete a crescente procura por áreas de grande dimensão, já que apenas os cinco negócios com áreas superiores a 1.000 m 2 foram responsáveis por cerca de 58% da ocupação mensal ”, comenta Maria Empis, diretora de Consultoria Estratégica e Research da JLL. Também em termos acumulados, o número de operações de grande dimensão continua a crescer, o que evidencia bem a vitalidade do tecido empresarial da capital ”, acrescenta.

A zona do Prime CBD (zona 1 - eixo Avenida da Liberdade- Saldanha) foi a mais dinâmica em setembro, concentrando quatro das cinco operações com mais de 1.000 m 2 . Também no acumulado do ano, esta zona tem sido um destino muito procurado para áreas de grande dimensão, acolhendo 28% das operações concluídas entre janeiro e setembro. Do lado da procura, as empresas de TMT’s & Utilities continuam a liderar, com 42% da área ocupada em setembro e 23% nos primeiros nove meses de 2017.

Em setembro foram concluídas 40 operações de escritórios em Lisboa, traduzindo uma área média transacionada de 569 m 2 . No total do ano (janeiro a setembro), a área média é semelhante (570 m 2 ) e reflete um total de 199 operações. As operações motivadas pela expansão de área e pela entrada de novas empresas no mercado rondam os 50% da área transacionada quer no acumulado do ano quer em setembro.

ANEXOS: Press Release em versão word e report mensal Office Flashpoint com mais indicadores (pdf).