Procura de espaços empresariais dispara no Grande Porto

Atividade da JLL confirma o momento de grande dinamismo no mercado de escritórios nesta região, com a colocação de 21.500 m² em 2016

LISBOA, 21 de fevereiro 2017 – O Grande Porto é um destino cada vez mais popular para a instalação de empresas, com a procura de escritórios a registar um momento de forte dinamismo, como atestam os resultados da JLL neste mercado. A consultora foi responsável pela colocação de 21.500 m² de espaços de escritórios ao longo de 2016, com a atividade da equipa da JLL Porto a intensificar-se ainda mais neste arranque de ano.

“Este histórico da nossa atividade no Porto vem confirmar duas das tendências mais marcantes do atual ciclo imobiliário portuense: a “descoberta” do Porto como destino para a instalação de centros de BPO e shared services por grandes multinacionais e o vigor que se vive no mercado turístico da cidade”, começa por explicar Mariana Rosa, diretora de Office Agency & Corporate Solutions da JLL Portugal.

E acrescenta:O mercado de escritórios do Porto está a assistir a um bom dinamismo do lado da procura, que deverá continuar a evidenciar-se ao longo de 2017. Diversas empresas na área dos call centres e dos serviços de back office estão muito ativas na procura de espaços na cidade para se instalarem, atraídas pelas condições vantajosas face a outras cidades europeias não só em termos de custos de ocupação como de qualidade de vida”.

De acordo com o estudo Market 360º Portugal, recentemente lançado pela JLL, as principais premissas destas empresas para a seleção das suas instalações são a proximidade a transportes públicos, espaços de grande dimensão por piso, boas infraestruturas técnicas e rendas atrativas. Embora a conjugação destes fatores já seja difícil de encontrar na oferta atualmente disponível na Invicta, também é verdade que, pela primeira vez em vários anos, já existem alguns edifícios em pipeline para responder aos requisitos exigidos pela procura. Na sua publicação, a JLL nota ainda que as rendas de escritórios no Porto têm-se mantido estáveis e, embora haja perspetivas de crescimento, este deverá ser pouco acentuado, uma vez que esta é uma das principais vantagens competitivas do mercado da Invicta enquanto destino internacional para a instalação de centros de serviços.

Junto se envia press release com mais informação.