Grupo L'Oréal: Resultados Anuais 2018

Ø  Rendimento por ação2: 7,08 euros, um aumento de +6,5%

Ø  Lucro líquido: 3,89 mil milhões de euros, um aumento de +8,8%

Ø  Dividendo3: 3,85 euros, um aumento de +8,5%

O Conselho de Administração da L’Oréal reuniu, a 7 de fevereiro de 2019, sob a presidência de Jean-Paul Agon e na presença dos Revisores Oficiais de Contas. O Conselho finalizou as demonstrações financeiras consolidadas e as demonstrações financeiras de 2018.

Referindo-se aos Resultados Anuais, Jean-Paul Agon, Presidente e CEO da L’Oréal, afirmou:

“Num mercado de beleza que acelerou significativamente em 2018, a L’Oréal registou o seu melhor ano de crescimento desde 2007, com +7,1%1, após um forte aumento no quarto trimestre de +7,7%1.

Todas as Divisões estão em crescimento, especialmente a L’Oréal Luxo e a Cosmética Ativa, sendo que ambas registaram um crescimento de dois dígitos. As grandes marcas têm o melhor desempenho, particularmente na Divisão L’Oréal Luxo, onde as vendas de Lancôme ultrapassaram a marca dos 3 mil milhões de euros. A Divisão de Cosmética Ativa alcançou o seu maior crescimento nos últimos 10 anos num mercado de skin care muito dinâmico. Na Divisão de Produtos de Grande Consumo, 2018 foi um bom ano para a L’Oréal Paris e para a Maybelline New York. Por outro lado, a Divisão de Produtos Profissionais registou um aumento modesto das vendas, graças a uma aceleração significativa no último trimestre.

O desempenho por zona geográfica manteve-se diferenciado. Na Europa Ocidental, o progresso foi travado por dificuldades em alguns mercados, enquanto o crescimento na América do Norte melhorou em comparação com o ano anterior. Os Novos Mercados alcançaram o seu melhor desempenho desde 2007 e a Zona da Ásia Pacífico, liderada pela China, ultrapassou a América do Norte com vendas superiores a 7 mil milhões de euros.

2018 foi mais um ano muito bom para dois dos nossos mais fortes fatores de crescimento. Em primeiro lugar, o e-commerce4 que cresceu +40,6% e que é responsável por 11% das vendas do Grupo. Em segundo lugar, o Travel Retail, que ultrapassou a barreira dos 2 mil milhões de euros com um aumento de +27,1%.

A margem bruta aumentou significativamente e, após fortes investimentos em pesquisa, inovação e meios motores de negócio, a rentabilidade operacional estabeleceu um novo recorde de 18,3% das vendas.

Mais do que nunca, é a força do modelo de negócios da L’Oréal, robusto e equilibrado, cobrindo todos os circuitos, todas as categorias, todos os níveis de preço e dirigindo-se a todos os consumidores, que permite que o Grupo aproveite todas as oportunidades disponíveis. Em todo o mundo, as nossas equipas estão atentas e escutam as necessidades e desejos dos consumidores. As equipas adaptam e afetam recursos com grande agilidade, sempre em busca da excelência. É assim que a L’Oréal proporciona um crescimento rentável e sustentável e que fortalece a sua posição de líder do mercado da cosmética a cada ano que passa.

Por fim, em 2018, a L’Oréal foi reconhecida mais uma vez pela sua liderança em termos de responsabilidade ambiental e social a nível empresarial, nomeadamente pela CDP, que identificou a L’Oréal, pelo terceiro ano consecutivo, como líder mundial em desenvolvimento sustentável, com nota AAA pela gestão das alterações climáticas, segurança das águas e das florestas. A L’Oréal também foi reconhecida pelo seu compromisso com a igualdade de género e ficou em 1º lugar na Europa em termos de paridade de género pela Equileap. Em termos de ética, a L’Oréal mantém-se exemplar e está em 1º lugar em todo o mundo através do índice de reputação ética Covalence Ethical Quote.

Num contexto económico que se mantém volátil e incerto, estamos confiantes, graças às nossas inovações, marcas fortes, excelência digital e, em particular, às nossas equipas fantásticas em todo o mundo, que podemos cumprir os nossos compromissos de responsabilidade social empresarial, superar o mercado da beleza em 2019 e obter mais um ano de crescimento nas vendas e lucros.”