"Papa-Quilómetros Europa" de Ljubomir Stanisic

Report this content

Novo livro relata uma viagem em família numa autocaravana a que chamaram “Manuela”, que passou e parou em 12 países europeus… e trouxe na bagagem histórias e receitas das melhores regiões do Velho Continente para a nobre arte de comer.

Papa-Quilómetros Europa
de Ljubomir Stanisic
260 páginas
18,90 Eur

Em 2011, a LeYa/Casa das Letras publicava Papa-Quilómetros - Uma viagem pela gastronomia portuguesa, um livro que se tornou “culto” e marcou o início do percurso bibliográfico do chefe Ljubomir Stanisic nesta editora. Passados três anos, “Ljubo” regressa com uma nova obra, muito aguardada por milhares de fãs, ansiosos por saber o que se tinha passado na famosa viagem de autocaravana que empreendeu com a família por essa Europa fora.

Papa-Quilómetros Europa – Amor e uma autocaravana. Viagens pela gastronomia é, assim, o elo que falta para compreender a viagem, na sua dimensão aventureira mas, sobretudo, na sua vertente gastronómica.
O livro combina 30 receitas oriundas de algumas das regiões mais ricas do continente em termos de gastronomia, com dezenas de crónicas, escritas por Mónica Franco, que delas diz serem «para ler, chorar, rir, chorar a rir, beber, comer, amar, odiar, copiar, invejar...».

A ideia de uma «grande viagem de trabalho em família» nasceu em 2012. Sete meses depois do sonho, os 4 aventureiros – Ljubomir, Mónica, Mateus com 7 anos e e Luca com 1 - fizeram-se à estrada. “Manuela” era uma autocaravana totalmente equipada – o que não impediu alguns problemas “técnicos”. Com ela os autores percorreram quase 15 mil kms, passando por Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Suécia, República Checa, Áustria, Eslováquia, Hungria, Sérvia, Bósnia e Croácia, onde tudo terminou num final feliz. Pelo meio, mil acontecimentos - perfeitos uns, assustadores outros -, obrigavam a uma partilha com todos nós, os que cá ficaram. E assim nos chega este livro que aponta ao paladar mas também aos sentimentos de muitos que são (e os demais que virão a ser) os seguidores do universo Papa-Quilómetros.

«Nestes seis meses que pareceram toda a eternidade, dormimos com vista para o mar, em frente a um dos museus mais bonitos do mundo, à porta de uma oficina, no estacionamento de áreas de serviço, no meio de vinhas, à beira de lagos. Tanto acordávamos com passarinhos como com choros e apitos de buzina. Tanto jantávamos a olhar as estrelas do céu como debaixo da luz amarelada da sala de jantar demasiado apertada.»

Sobre os autores

De origem jugoslava, Ljubomir Stanisic chegou a Portugal em 1997 em fuga da guerra. Abriu o primeiro “100 Maneiras” em Cascais em 2004, editou o primeiro livro, 100 Maneiras Cascais e mudou-se para Lisboa no início de 2009. Na capital, o “100 Maneiras” inaugurava um conceito: um menu único de degustação, alta gastronomia a preços acessíveis. Em 2010 abre o “Bistro 100 Maneiras”, no Chiado. Em 2011 estreia-se na TV como jurado do primeiro Masterchef Portugal, na RTP. No mesmo ano abriu o terceiro restaurante: “Nacional 100 Maneiras”, destinado a grupos e eventos, e editou, na Casa das Letras, o seu segundo livro, Papa-Quilómetros – Uma caminhada pela gastronomia portuguesa, que lhe valeu o prémio da Academia Internacional de Gastronomia e do Gourmand World Cookbook Awards. Em 2012, ”Papa-Quilómetros” passa a programa de televisão e é gravado em português, sérvio e inglês, sendo exibido nos canais Fox um pouco por toda a Europa. Primeiro chefe português a lançar uma App para iPhone e iPad (Papa-Quilómetros), Ljubo, e os seus restaurantes, recebeu várias distinções entre as quais a de Melhor Chefe de Cozinha do Ano 2005/ Revista Néctar, Restaurante do Ano 2005/Revista de Vinhos, Medalha de Mérito Empresarial e Desenvolvimento da Cultura e Turismo 2007 /Câmara de Cascais, Melhor restaurante de cozinha contemporânea 2007/Revista Veja.

Mónica Franco estudou História da Arte, mas a escrita falou mais alto. Fez parte da redação da revista City, foi chefe de redação da Máxima Interiores e durante oito anos editora da Evasões. Colaborou com a Volta ao Mundo, GQ, Máxima, e há meia-dúzia de anos é trabalhadora independente por opção, com colaborações diversas nas revistas LuxWoman, Visão, Expresso e Casa Vogue Brasil. Papa-Quilómetros – Uma caminhada pela gastronomia portuguesa foi o seu primeiro livro, que “virou” programa de televisão, transmitido nos canais da Fox International um pouco por toda a Europa e do qual foi coautora, argumentista e diretora de conteúdos. Está atualmente a rodar o seu primeiro documentário.

Tags: