• Lipor/

Município de Valongo certifica 92 estabelecimentos no âmbito da Campanha de Recolha de Resíduos Recicláveis e Orgânicos no Setor Não Residencial

No âmbito da Campanha "Aqui Separamos com o Coração” promovida pela Lipor e pelos 8 Municípios, foram certificados 92 estabelecimentos no Município da Valongo.

Durante a passada semana, os técnicos de educação ambiental visitaram os estabelecimentos aderentes à Campanha “Aqui Separamos com o Coração” e, fruto das boas práticas adotadas em termos de separação de resíduos, 92 estabelecimentos receberam o distintivo “Separamos com Sucesso” e um Certificado.

O público-alvo da Campanha é o Setor Não Residencial (restaurantes, hotéis, cafés, comércio e serviços) e o objetivo é sensibilizar os mesmos, para a separação seletiva de resíduos orgânicos e multimaterial.

Esta Campanha insere-se num conjunto de iniciativas promovidas pela Lipor e seus Municípios associados, no intuito de atingir as metas estabelecidas para o sistema de gestão de resíduos e, consequentemente, aumentar as quantidades de resíduos de embalagem e orgânicos recolhidos e enviados para reciclagem e valorização.

Sobre a Campanha

O Setor Não Residencial, constituído por restaurantes, hotéis, cafés, comércio e serviços é responsável pela produção de cerca de 40% dos resíduos recicláveis produzidos a nível nacional.
É urgente dar um destino adequado a estes resíduos. Aqui Separamos com o Coração é um projeto da Lipor e dos 8 Municípios seus associados que pretende sensibilizar os responsáveis por estes estabelecimentos para a importância da separação correta dos resíduos que produzem.
Para além dos momentos de terreno, em que é feito um contacto mais direto e personalizado, a Campanha foi pensada para ter algumas peças de comunicação, para exposição pública, que pretendem dar a conhecer aos respetivos clientes as boas práticas assumidas, no que concerne à separação multimaterial e de orgânicos.
Foi também criado um microsite, no qual se pode fazer o acompanhamento da Campanha. Aceda a www.lipor.pt/aquiseparamos e fique a par das novidades!

Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demonstrativos das práticas circulares de suporte. A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.

Sobre o Município de Valongo
O Município de Valongo está a comemorar 180 anos, mas a história deste território com 75 quilómetros quadrados de área onde convivem as cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e as vilas de Campo e Sobrado já tem milhões de anos, remontando à Era Paleozoica.
Com cerca de 100 mil habitantes, Valongo tem uma localização estratégica na Área Metropolitana do Porto (AMP), com excelentes acessibilidades, proximidade ao Aeroporto Internacional, ao Porto de Mar e à segunda maior cidade do país, destino turístico que recebe mais de três milhões de turistas por ano.
Valongo possui um bilhete de identidade rico e diversificado com marcas territoriais únicas que afirmam e distinguem o concelho na AMP, destacando-se a centenária tradição do Biscoito e da Regueifa, a arte do Brinquedo Tradicional Português, a espetacular tradição da Festa das Bugiadas e Mouriscadas, a Ardósia, os Monumentos Religiosos e a beleza das Serras de Santa Justa e Pias, que integram o Parque das Serras do Porto.
Conhecedor dos recursos singulares existentes na sua área geográfica, o Município de Valongo direciona-se hoje estrategicamente para a construção de um território qualificado, equilibrado e catalisador, preparado para acolher investimento e promover a fixação de pessoas.
O Município oferece condições ímpares às empresas que apostam nas exportações e na internacionalização, pois está instalado no nosso território o único “Porto Seco” desde o Minho ao Entroncamento (o Terminal Multimodal SPC em Campo - infraestrutura rodoferroviária do Grupo SAPEC). Através desta infraestrutura relevante para dezenas de empresas chegam e partem operações logísticas de e para os principais portos da península ibérica e daí para o Mundo.