Parque Aventura LIPOR: De Aterro Sanitário a Parque de Lazer

Decorrente do projeto de selagem, recuperação e valorização ambiental e paisagística do espaço do Antigo Aterro Sanitário de Ermesinde/Baguim do Monte nasceu o Parque Aventura LIPOR .

O Parque Aventura LIPOR é um espaço ao ar livre de promoção da atividade física , da alimentação saudável , do respeito pelo ambiente e de socialização - formação integral do indivíduo. Está localizado nas instalações da LIPOR em Baguim do Monte - Gondomar e Ermesinde - Valongo.

A atividade de Encerramento, Selagem e Recuperação Paisagística, do Aterro Sanitário , teve como objetivo reparar os efeitos ambientais negativos decorrentes da deposição de resíduos durante um longo período de tempo .

SABIA QUE...

...  Em  2016  visitaram o Parque Aventura LIPOR 34.491 pessoas?!

… o Parque Aventura LIPOR,  desde  a sua abertura ao público em  2010 , já foi  visitado por 203.917 pessoas ?!

… já são portadores do  cartão de fidelização ao Parque Aventura LIPOR 2.740 pessoas ?!

… já foram entregues pelos visitantes do Parque Aventura LIPOR cerca  de 29 toneladas de resíduos de embalagem para reciclar ?!

… A página do  facebook  do Parque Aventura LIPOR já tem mais de  7.000 "gostos” ?!

Venha passar um fim de semana fantástico no Parque Aventura LIPOR! Esperamos por si!

Durante o mês de maio serão dinamizadas no Parque Aventura LIPOR da LIPOR, inúmeras atividades dirigidas a todos os públicos e que serão certamente do agrado de todos. Esta é uma oportunidade de diversão para todos! Temos atividades das 10h00 às 19h00.

Programa dia 20 de maio:

10h00-19h00   Fruição livre do Parque

Programa dia 21 de maio:

10h00-19h00   Fruição livre do Parque

Durante todo o dia - Utilização dos equipamentos do Parque Aventura LIPOR (Circuito de Arborismo, Minigolfe, Parque Infantil, Parque Radical, Circuito de Manutenção, Bicicletas, Matraquilhos, Espaço Leitura, Jogos Tradicionais, Jogos Cooperativos…).

Esta é uma iniciativa integrada no Plano de Atividades de 2017 de dinamização do Parque Aventura LIPOR LIPOR. Até 2016 já tinham visitado o Parque Aventura LIPOR cerca de 203.917 pessoas ! Venha fazer parte destes números!

As próximas atividades no Parque serão:

Circuito Rodoviário

Patrulha Pomba

Caminhada “Faça Chuva ou faça sol”

Festival da Primavera

O programa estará em permanente atualização no Portal www.lipor.pt , na área dedicada ao Parque Aventura LIPOR ( http://www.lipor.pt/pt/educacao-ambiental/parque-aventura/programas/ ), onde constam também todas as informações sobre as atividades, condições e o regulamento de utilização Parque.

Durante o ano de 2016 recebemos na LIPOR, através do requisito obrigatório, 8.077,50 kg de materiais para reciclar. Obrigado a todos!

Sobre o Parque Aventura LIPOR

O Parque Aventura LIPOR é um espaço de promoção da atividade física, da alimentação saudável, do respeito pelo ambiente e de socialização - formação integral do indivíduo.

No Parque Aventura LIPOR são desenvolvidas e dinamizadas as seguintes atividades: Fins de semana no Parque e Sábados no Parque (Dias temáticos e oficinas), onde os cidadãos podem usufruir da utilização do parque.

O Parque Aventura LIPOR encontra-se aberto aos fins de semana entre os meses de maio e setembro das 10h às 19h e está localizado nas instalações da LIPOR em Baguim do Monte - Gondomar e Ermesinde - Valongo.

A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes . Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios , e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte . A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.

Empresa de reciclagem e gestão de resíduos.