RECOLHA GRATUITA DE RESÍDUOS VERDES ARRANCA NA FREGUESIA DE PARAMOS – ESPINHO

A LIPOR , numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal de Espinho e a Junta de Freguesia de Paramos , está a promover um projeto piloto de recolha gratuita de resíduos verdes na freguesia de Paramos . No passado dia 11 de janeiro, pelas 21h, decorreu uma Sessão de Esclarecimento no salão da Banda União Musical Paramense, com o objetivo de apresentar o projeto e esclarecer todas as dúvidas.

A partir de 16 de janeiro , os Paramenses poderão colocar , gratuitamente , os resíduos verdes que produzem nos seus jardins (restos de jardinagem, tais como ramos, podas, relvas, folhas ou flores, sem terras ou outros contaminantes e aparas de madeira sem tratamento) junto aos contentores de resíduos indiferenciados , para serem recolhidos à 3ª feira (exceto feriados à 3ª feira em que não há recolha).

A deposição , em feixe ou saco de plástico, deve ser feita entre as 21h de 2ª feira e as 9h de 3ª feira.

Com este projeto pretende-se aumentar a quantidade de resíduos verdes recolhidos pelo Município de Espinho , encaminhando-os para valorização orgânica, reduzindo o potencial de recicláveis presentes na fração indiferenciada dos resíduos urbanos. Além disso, contribui para a produção de um adubo natural de alta qualidade - Nutrimais .

A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes . Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios , e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte . A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.

Empresa de reciclagem e gestão de resíduos.