Recolha seletiva em Festas & Romarias já resultou em 10,2 toneladas a favor de Causas Sociais.

Resultados do projeto – avaliação intermédia

Desde o seu arranque no passado mês de maio, o projeto Festas & Romarias já foi implementado num total de 8 festas, tendo sido recolhidas um total de 10,2 toneladas de resíduos recicláveis (papel, cartão, embalagens de plástico e metal e vidro).

Neste âmbito foram alvo de sensibilização presencial um total de 223 pontos comerciais presentes nos recintos das festas, sendo esta dirigida sobretudo aos de tipologia semelhante ao setor da restauração e similares. É de notar que no material rececionado proveniente deste projeto não foi identificada nenhuma situação de não-conformidade.

Projeto Festas & Romarias

No âmbito da estratégia de promoção da Recolha Seletiva, o projeto "Recolha Seletiva em Festas e Romarias” é a resposta da LIPOR e dos Municípios associados, à necessidade de aumentar os quantitativos de materiais encaminhados para reciclagem, fomentando a gestão sustentável dos resíduos produzidos em iniciativas tais como: romarias, feiras temáticas e similares.

Em função da quantidade de material recolhido nestes locais, será garantida a atribuição de um benefício direcionado a Causas Sociais e de Apoio à Comunidade, substanciando a promoção de práticas conforme os preceitos da Economia Circular e da Responsabilidade Social.

Para o efeito, o projeto contempla a instalação de equipamentos para a deposição seletiva de resíduos; a sensibilização presencial e a entrega de sacos para a separação de resíduos aos comerciantes presentes em cada festa e a presença de uma equipa operacional durante o evento com vista a potenciar o correto encaminhamento de materiais recicláveis que não tenham sido devidamente depositados.

O projeto tem associada uma campanha de comunicação, com o mote: “Os Seus Resíduos Podem Ser a Peça que Falta!”

Todos os resíduos de papel/cartão, embalagens de plástico e metal e vidro recolhidos, são pesados no final de cada festa ou romaria, sendo também efetuada a respetiva análise qualitativa.

Esta iniciativa estará em implementação até ao final do mês de outubro envolvendo os oito Municípios Associados da LIPOR. Para informações adicionais: http://www.lipor.pt/pt/servicos/recolhas/festas-e-romarias/