INAUGURADA HORTA COMUNITÁRIA DE FUNDO DE VILA

A Horta Comunitária de Fundo de Vila, em Milheirós, na Maia, foi inaugurada. A cerimónia realizou-se no dia 14 de setembro, e contou com a presença de António Silva Tiago, Presidente da MAIAMBIENTE e Vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, António Bragança Fernandes, Presidente da Câmara Municipal da Maia, Vítor Fontes, Presidente da Junta de Freguesia de Milheirós, Paula Mendes, em representação da Lipor e dos futuros utilizadores da horta.

A Horta dispõe de 46 talhões individuais, de terreno cultivável, com compostor, dos já foram selecionados utilizadores para 38. Os futuros utilizadores já se encontram em fase de formação de compostagem caseira e agricultura biológica. O espaço dispõe ainda de uma zona de lazer, um local coletivo de armazenamento de pequenas alfaias agrícolas, ponto de água de utilização comum e um pomar.

Colaboradores das entidades parceiras e residentes no concelho da Maia podem candidatar-se a um talhão. Para tal basta preencher o formulário de inscrição disponível na MAIAMBIENTE, Câmara Municipal da Maia, Junta de Freguesia de Milheirós ou LIPOR. A entidade gestora do projeto procederá à seleção dos candidatos à utilização dos talhões disponíveis, tendo em conta os critérios de seleção definidos no Acordo de Utilização.

O projeto de arquitetura foi da responsabilidade do Gabinete Verdepróspero, com assinatura da Arquiteta Paisagista Renata Ferreira com a colaboração da Arquiteta Paisagista Cláudia Vilar.