ENCONTROS DA MATRIZ PORTUGUESA – ESFERA FEMINA NA LUSOFONIA

SINOPSE
A Matriz Portuguesa - Sociedade Civil para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento irá realizar a primeira edição dos “Encontros da Matriz Portuguesa – Esfera Femina na Lusofonia”, com o apoio institucional do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Camões Instituto da Cooperação e da Língua, sob os auspícios da Câmara Municipal de Cascais, em 26 de Março de 2015, no Centro Cultural de Cascais.

COMUNICADO
Estes encontros destinam-se à discussão e reflexão sobre a Gestão e o Empreendedorismo na perspectiva feminina no contexto da Arte e da Estética, bem como o diálogo multicultural e a partilha de ideias e conhecimento. Pretendem criar e estimular uma rede na Esfera Lusófona de pessoas com nacionalidade e expressão Portuguesas, as Comunidades Portuguesas, os luso-descendentes e os lusófilos, envolvendo-os na exploração e experimentação no mundo da Arte, no seu mais estrito sentido, para a compreensão da Gestão e do Empreendedorismo, dando origem a uma vibrante comunidade global.

Oradores convidados
Ana Paula Laborinho , presidente de Camões Instituto da Língua e da Cooperação ;
Beatriz Lopes Marques , Presidente de Soroptimista International – Clube Lisboa Fundador ;
Clara Braga da Costa , Gestora de Fundo da Capital Criativo Adding vision to investments;
Cristina Duarte , Membro do Comité Executivo do grupo Women@Mercer ;
Embaixadora Johana Tablada de La Torre , Embaixada de Cuba ;
Helena Águeda Marujo , Docente no ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa;
Isabel de Jesus da Costa Godinho , Ministra Conselheira da Embaixada de Angola ;
Lurdes Loureiro , directora pedagógica do Instituto de Odivelas ;
Manuela Aguiar , presidente da Assembleia Geral da Associação Mulher Migrante , e antiga Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas;
Maria Cândida Rocha e Silva , Presidente do Banco Carregosa , Portugal;
Maria Madalena Motta , Administradora do Chá Gorreana , Açores, Portugal;
Monica d’Orey Santiago , presidente da European Professional Women’s Network (EPWN), em Lisboa;
Pedro Ortigão Correia , Administrador da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal ;
Rosa Isabel Campizes , Directora de Serviços de Emigração, Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas ;
Rosalia Vargas , Presidente do ECSITE - European Collaborative for Science, Industry and Technology Exhibitions, e Presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica;
Sónia Marçal , Administradora de Portela Cafés , Portugal;
Tânia Trevisan , Administradora da Ten - Trevisan Event Network, Brasil.

Moderação
Antonieta Lopes da Costa , directora da Rádio Nostalgia;
Madalena Queirós , Editora Diário Económico.

matriz@matriz-portuguesa.pt
e-brochura Encontros da Matriz Portuguesa – Esfera Femina na Lusofonia