MEDTRONIC LANÇA APP QUE PERMITE COMUNICAÇÃO DIRETA COM PACEMAKERS

A aplicação MyCareLink Heart™ permite que os doentes com pacemaker fiquem facilmente em contacto com os seus hospitais

A Medtronic anunciou hoje o lançamento da sua aplicação MyCareLink Heart™ para oferecer suporte ao primeiro e único portefólio de pacemakers do mundo que pode comunicar diretamente com os smartphones e tablets dos doentes.

Compatível com os pacemakers com tecnologia BlueSync™ da Medtronic, a aplicação MyCareLink Heart™ foi concebida para enviar de forma segura e automática os dados do dispositivo para a rede Medtronic CareLink™, eliminando a necessidade de um monitor de cabeceira ou outro hardware de monitorização remota.

“Pela primeira vez, os pacemakers têm a capacidade de comunicar de forma segura e direta com tecnologias que os doentes usam diariamente como smartphones e tablets”, sublinha Aisha Barry, Vice-Presidente e Diretora Geral de Connectivity & Insights, que pertence à área Cardiac and Vascular Group da Medtronic.  “Esta aplicação possibilita os benefícios da monitorização remota, integrando-se perfeitamente na vida dos doentes, o que pode contribuir para um maior e mais eficiente envolvimento dos doentes com os seus médicos”.

O portefólio de pacemakers com tecnologia BlueSync inclui o modelo Azure™ e os modelos de terapia de ressincronização cardíaca quadripolares Percepta™, Serena™ e Solara™ (CRT-Ps). Os dados recolhidos por estes dispositivos são encriptados e enviados para a rede CareLink através da aplicação MyCareLink Heart™, fornecendo aos médicos alertas sobre eventos de doentes clinicamente relevantes. A aplicação também permite que o doente tenha acesso a dados selecionados do seu dispositivo, incluindo o histórico de transmissões enviadas, informação sobre a longevidade estimada da bateria, respostas a perguntas frequentes sobre como é viver com um pacemaker e atualizações sobre a sua atividade física.

“A aplicação MyCareLink Heart™ é um fator tecnológico importante de mudança para as pessoas com pacemakers. A introdução de dados convenientes e seguros sobre as transmissões e o fácil acesso a informação como a vida útil da bateria do dispositivo, muda a forma como os doentes monitorizam e compreendem a sua saúde cardíaca”, acrescenta James Allred, MD, Eletrofisiologista no Cone Health Medical Group Heartcare em Greensboro, na Carolina do Norte.

As atualizações da aplicação MyCareLink Heart estarão disponíveis para os dispositivos dos doentes durante a vida útil dos dispositivos compatíveis com BlueSync. As características atuais incluem:

• Histórico de Transmissões: Fornece ao doente informação sobre as transmissões enviadas ao seu médico, bem como a confirmação sobre quando estas são recebidas.
  • Rastreio de Sinais Vitais: Permite registar o peso, a pressão arterial e a frequência cardíaca na aplicação, facilitando o acompanhamento dessas medições ao longo do tempo com o objetivo de perceber melhor o estado de saúde do doente. Esta informação é apenas armazenada no dispositivo móvel dos doentes pelo que não é enviada para o hospital.
  • Longevidade da bateria: Exibe uma estimativa da longevidade da bateria dos dispositivos cardíacos Medtronic com tecnologia BlueSync.
  • Diário de Sintomas: Permite catalogar eventos sintomáticos que podem ser revistos com o médico durante as visitas ao hospital. Esta informação é apenas armazenada no dispositivo móvel dos doentes pelo que não é enviada ao hospital.
  • Informação do Dispositivo: Exibe a data de implante do dispositivo, o nome, o número do modelo e o número de série, bem como a informação clínica do doente.
  • Educação: Oferece informações úteis e perguntas frequentes sobre como é viver com um pacemaker.
  • Atividade Física: Fornece informações sobre os níveis de atividade física do doente, usando dados do pacemaker para criar visualizações diárias, semanais e mensais da atividade física.

Além de desenvolver a aplicação MyCareLink Heart que oferece benefícios únicos a doentes e médicos, a Medtronic colocou como prioridade máxima a utilização de recursos de design de elevada segurança. Os protocolos de segurança incorporados nos pacemakers com tecnologia BlueSync e a aplicação incluem restrições de encriptação e de acesso criadas para proteger o dispositivo e a transmissão de dados.

Em colaboração com os principais médicos, investigadores e cientistas de todo o mundo, a Medtronic oferece a mais ampla gama de tecnologia médica inovadora para o tratamento cirúrgico e de intervenção de doenças cardiovasculares e arritmias cardíacas. A Medtronic esforça-se para oferecer produtos e serviços da mais alta qualidade que aportem valor clínico e económico aos consumidores e fornecedores de serviços de saúde em todo o mundo.

A Medtronic (www.medtronic.com) é uma das maiores empresas globais em tecnologia, serviços e soluções médicas, que contribuem para aliviar a dor, restabelecer a saúde e prolongar a vida de milhões de pessoas, todos os anos, em todo o mundo. A nível global a Medtronic emprega mais de 88.000 pessoas, chegando a médicos, hospitais e pacientes em aproximadamente 160 países. A empresa está focada numa relação colaborativa com os seus parceiros no sentido de levar os cuidados de saúde Further, Together.