Mercedes-AMG GT S e C 63 S em ação para a época de 2015 da Formula 1

Batismo de fogo em pista: O novo GT S e o C 63 S – os novos veículos de elevadas prestações da Mercedes-AMG - fornecem a máxima segurança em 2015 para a FIA Formula One World Championship™. No primeiro Grande Prémio em Melbourne, na Austrália (de 12 a 15 de Março de 2015), o GT S irá estrear-se em pista como Safety Car Oficial da FIA Formula One World Championship™. Como Veículo de Assistência Médica, o C 63 S estará à disposição para prestar uma rápida assistência médica de emergência. A Mercedes-AMG tem estado ativa continuamente no auge do desporto automóvel desde 1996.

O novo GT S é o veículo perfeito para comandar com segurança a Formula 1® em 2015, quando a ocorrência de condições climatéricas adversas ou acidentes requerem a entrada do Safety Car. O segundo veículo desportivo desenvolvido de forma independente pela Mercedes-AMG ostenta as credenciais ideais para esta tarefa exigente na principal competição automobilística. O conceito de motor instalado na dianteira disposto longitudinalmente, o motor V8 biturbo com lubrificação por cárter seco, a caixa de velocidades de dupla embraiagem e a suspensão desportiva de tecnologia de ponta, com braços duplos em alumínio, reúnem todos os ingredientes necessários para fazer voltas rápidas ao circuito. A dinâmica de condução irrepreensível é o DNA do Mercedes-AMG GT S: o design inteligente de baixo peso em alumínio, garante não só um baixo peso do veículo mas também um baixo centro de gravidade, assim como uma distribuição de peso favorável de 47:53 por cento entre os eixos dianteiro e traseiro.

Bernd Mayländer (43 anos), condutor do Safety Car Oficial da FIA Formula One World Championship™ desde 2000, afirma: "O SLS AMG foi o meu veículo oficial na Formula 1® durante cinco anos. Agora, aguardo com expetativa o novo Mercedes-AMG GT S, que tive o privilégio de conhecer durante a sua fase de desenvolvimento. O novo veículo desportivo AMG convenceu-me logo desde o primeiro instante com o seu desempenho de grande nível em pista." O antigo piloto do DTM trabalha como instrutor na AMG Driving Academy e como embaixador da marca Mercedes-Benz em eventos selecionados.

Conjunto rigoroso de requisitos para o Safety Car
Curvas a alta velocidade, fortes acelerações e voltas rápidas ao circuito – o Safety Car está sujeito a um conjunto rigoroso de requisitos exigidos pela FIA (Fédération Internationale de l’Automobile). Em termos gerais, deve ter a capacidade de guiar os veículos de corrida da principal competição automobilística à volta do circuito em situações extremas. O Safety Car também não deve circular a uma velocidade demasiado baixa, por forma a evitar que os pneus e os travões dos veículos da Formula 1® arrefeçam em demasia e para evitar também o sobreaquecimento dos motores. Bernd Mayländer, que partilha o cockpit do Safety Car com o Analista de Combustível da FIA Peter Tibbetts (REINO UNIDO, 59 anos), explica: "Estamos no interior do Safety Car no corredor das boxes, a aguardar instruções da organização da corrida." Quando as condições climatéricas adversas ou acidentes colocam em risco a continuação da corrida em segurança, a equipa do Safety Car é devidamente solicitada para entrar em pista.

Cadeia cinemática com a mesma configuração que a versão de estrada do GT S
A cadeia cinemática do Safety Car Oficial da FIA Formula One World Championship™ corresponde ao sistema utilizado na versão de estrada do AMG GT S. Com uma potência máxima de 375 kW (510 CV) e um binário máximo de 650 Nm, o motor de 4.0 litros V8 biturbo garante um desempenho ao mais alto nível: o GT S acelera dos 0 aos 100 km/h em 3.8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 310 km/h. O GT S está equipado com um sistema de escape modificado Performance, que produz um som do motor AMG V8 ainda mais atrativo e emotivo para os adeptos da Formula 1® nas bancadas e em frente aos seus ecrãs de TV.

O Mercedes-AMG GT S tem claramente nos seus genes o desempenho de um veículo de corrida, pois apenas foi necessário um pequeno número de alterações para o transformar no Safety Car Oficial da FIA Formula One World Championship™. Por exemplo, a caixa de 7 velocidades desportiva AMG SPEEDSHIFT DCT é exatamente igual à dos veículos de produção. O pack DYNAMIC PLUS com o qual o Safety Car está equipado está disponível como equipamento opcional para qualquer cliente do GT S, para uma maior dinâmica de condução. É constituído pelos apoios dinâmicos do motor e da caixa de velocidades e por uma aplicação específica do motor no modo de transmissão "RACE" DYNAMIC SELECT e no modo de transmissão manual "M". O pack também inclui molas e uma configuração mais rígida dos amortecedores, um ângulo de sopé negativo no eixo dianteiro assim como um sistema de direção assistida progressiva adaptada. O volante Performance com revestimento em microfibra DINAMICA preto e aplicações de cor amarelo no painel de instrumentos completam o pack AMG DYNAMIC PLUS.

O Safety Car está equipado com jantes particularmente leves, de raios cruzados, com tampões dos parafusos totalmente integrados. As jantes pintadas em matt black, de alto brilho, são equipadas juntamente com pneus de tamanho de série 265/35 R 19 em jantes 9 x 19 (dianteiros) e 295/30 R 20 em jantes 11 x 20 (traseiros). Esta combinação de jantes/pneus também está disponível opcionalmente para os clientes do Mercedes-AMG GT e do GT S.

O sistema de travões de alto desempenho também está disponível opcionalmente para a versão de estrada do GT. O sistema tem como vantagens, o baixo peso, uma maior vida útil e uma melhor resistência ao desgaste graças aos discos de travão cerâmicos com um diâmetro de 402 milímetros no eixo dianteiro e 360 milímetros no eixo traseiro.

Mercedes-AMG C 63 S como Veículo de Assistência Médica Oficial da FIA Formula One World Championship™
O Mercedes-AMG C 63 S irá estrear-se em pista como o segundo Veículo Oficial juntamente com o GT S, sucedendo o C 63 AMG nesta função. O novo Veículo de Assistência Média Oficial da FIA Formula One World Championship™ estará à disposição para prestar uma rápida assistência médica de emergência e transporta uma equipa de até três médicos. Ao volante está o piloto de automóveis Alan van der Merwe (ÁFRICA DO SUL, 35 anos). O seu co-piloto é o médico responsável oficial da FIA, Dr. Ian Roberts (REINO UNIDO, idade 51). O banco traseiro acomoda um ou dois médicos assistentes de um hospital selecionado na proximidade do circuito em questão.

O Veículo de Assistência Médica segue atrás da grelha de partida da Formula 1® na primeira volta, pois os veículos de corrida estão particularmente próximos uns dos outros nesta fase crítica da corrida. Na eventualidade de um acidente, os médicos poderão chegar ao local do acidente o mais rápido possível e prestar imediatamente os primeiros socorros. Durante a corrida, o Veículo de Assistência Médica Oficial da FIA Formula One World Championship™ encontra-se junto do Safety Car no corredor das boxes.

O Veículo de Assistência Médica da FIA Formula One World Championship™ oferece um desempenho excecional em pista por forma a não perder tempo durante as ações de emergência: o motor de 4.0 litros V8 biturbo do Mercedes-AMG C 63 S debita uma potência máxima de 375 kW (510 CV) e um binário máximo de 700 Nm. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 4.1 segundos. Tal como no Safety Car, o motor V8, caixa de 7 velocidades desportiva AMG SPEEDSHIFT MCT e apoios dinâmicos do motor são iguais aos da versão de estrada. O Veículo de Assistência Médica também produz um som emotivo: o sistema de escape Performance foi modificado para proporcionar aos espetadores um som do motor V8 ainda mais atrativo.

Safety Car e Veículos de Assistência Médica Oficiais para FIA Formula One World Championship™ fornecidos pela Mercedes-AMG desde 1996
Tal como anteriormente, ambos os Veículos Oficiais da Mercedes-AMG estarão disponíveis mais uma vez em todos os Grandes Prémios da temporada de 2015 FIA Formula One World ChampionshipTM. Durante os fins de semana irão garantir a máxima segurança não só na Formula 1®, mas também em todas as corridas das restantes competições que fazem parte do programa. Dois técnicos AMG altamente qualificados irão supervisionar a implementação do Safety Car e do Veículo de Assistência Médica ao longo da época. A Mercedes-AMG, a marca de veículos desportivos e de elevadas prestações da Mercedes-Benz, tem apoiado ativamente a Formula 1® com Veículos Oficiais desde 1996.