Federação e shoppings da Multi Mall atraem mais jovens para o golfe

Report this content

O objetivo é aumentar a prática do golfe e melhorar os currículos das escolas públicas. E, por isso o Forum Madeira acolhe, nos próximos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de Outubro, uma série de demonstrações num “putting green” que já percorreu os centros comerciais geridos pela MMM. Crianças e jovens – e respetivas famílias – serão convidados a interessarem-se pelo golfe. O passo seguinte será a sua prática na escola.

A Federação Portuguesa de Golfe está a lançar o programa “Desenvolvimento Juvenil 2013-16” para atrair crianças e jovens para a prática do desporto, criando condições para que este passe a fazer parte do curriculum de mais escolas públicas. Aumentar o número de jogadores, retirar o estigma elitista à modalidade e enriquecer os currículos são os objetivos.

O Forum Madeira oferece aulas de golfe grátis nos dias 18 e 25 de outubro, das 13h00 às 14h00, e das 15h00 às 21h00. Já nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro as aulas decorrem das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 21h00. A equipa de formadores irá utilizar um “putting green” (réplica de campo de golfe) para explicar aos visitantes interessados a forma como se pratica o desporto, como ele potencia o exercício e o convívio, alguns termos técnicos, etc.

Estas demonstrações já percorreram os principais centros comerciais geridos pela Multi Mall Management Portugal (da marca Forum, Armazéns do Chiado, entre outros), que assim se associaram à Federação nesta grande ação de promoção da prática escolar do golfe. “A aposta na educação é para nós fundamental”, afirma Matias Lopes, CEO da MMM. “Este país só tem futuro se o vetor da educação tiver incrementos contínuos de qualidade: pintura, leitura, música, desporto. A prática do golfe, em particular, promove os valores do convívio, da estratégia, da precisão, que devem sair das elites e ser alargados à base da pirâmide”.

O presidente da Federação, Manuel Agrellos, destaca sobretudo o papel “estruturante” deste projeto: “Das crianças e jovens que irão participar nas demonstrações, alguns poderão não vir a praticar o desporto. Mas mesmo esses irão ficar a saber a forma de jogar, a perceber as regras, a conhecer alguns termos técnicos”. E, “como o golfe é um desporto que se pode praticar ao longo da vida”, conclui Manuel Agrellos, “pode ser que um dia, mais tarde, venham a jogar”.

Os clubes de golfe que se multiplicam pelo país serão outros beneficiários das ações de divulgação da modalidade nos shoppings da MMM. As atuais 65 escolas com golfe no seu curriculum existentes no país irão multiplicar-se, potenciando o aumento de praticantes nos clubes. Também por essa via, sublinha Manuel Agrellos, “se potencia o desenvolvimento sustentado do negócio do golfe”.

Para além da MMM, a Federação Portuguesa de Golfe tem como parceiros neste projeto o R&A de St. Andrews, o Ryder Cup European Development Trust, o Portugal Masters/European Tour, a PGA de Portugal e a Peugeot. O programa conta ainda com os apoios institucionais do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Ministério da Educação e de várias autarquias.

Tags: