Nova Limited Edition Nespresso convida apreciadores de café a conhecer “o coração” do Ruanda e do México

Todos os anos a Nespresso apresenta cafés Limited Edition que surpreendem os amantes de café de todo o mundo. O mais recente lançamento apresenta as comunidades do Lago Kivu, no Ruanda, e de Chiapas, no México, e todo o seu empenho e experiência na produção de café.

UMUTIMA wa Lake Kivu e TANIM de Chiapas são os nomes da nova Limited Edition, dois grands crus nascidos em ambientes muito diferentes mas unidos pela paixão e dedicação com que produzem os seus cafés, em que a primeira palavra de cada nome significa "coração" nas respetivas línguas nativas.

Nespresso presta assim homenagem a estas duas pequenas comunidades, com grande experiência no cultivo de café, mas com técnicas de pós-colheita completamente diferentes entre si – a comunidade do Lago Kivu utiliza técnica pós-colheita modernizadas, e Chiapas utiliza métodos tradicionais transmitidos através de gerações. Á dedicação que estes agricultores colocam na produção de café de alta qualidade, a Nespresso aliou a sua experiência na torrefação, e moagem, para criar UMUTIMA wa Lake Kivu e TANIM de Chiapas.

Lake Kivu

Nas margens densamente povoadas e muito cultivadas do Lago Kivu encontram-se pequenas comunidades, altamente modernizadas no cultivo de café. Aqui, os produtores usam práticas contemporâneas de pós-colheita para entregar grãos de Arábica de elevada qualidade. Hoje em dia, os cafés dos Ruanda estão entre os cafés mais doces e ricos da África Oriental.

Os peritos Nespresso realçam estas qualidades intrínsecas do aroma no modo de torrefação dos grãos de café verde. Metade dos grãos de café verde é sujeito a uma torrefação mais leve, para destacar as notas frutadas, e a outra metade passa por uma torrefação mais acentuada, para evidenciar a textura e força deste café. Desta forma, a Nespresso garante que toda a complexidade e frescura, do sabor e aroma dos grãos de café, são entregues em cada chávena.

Chiapas

Em Chiapas, no México, o café é cultivado em solos de origem vulcânica, lado a lado com outras culturas, como abacates e laranjas. Chiapas é considerada uma das principais origens para a obtenção de café de elevada qualidade no México, produzindo café excecional.

Os agricultores da região produzem café nos seus próprios "quintais" e utilizam métodos tradicionais, passados de geração em geração. Estes agricultores produzem o seu café à sombra da exuberante floresta tropical, prolongando assim o seu amadurecimento. Desta forma, obtêm-se grãos de café de elevada qualidade, com aromas elegantes.

Para homenagear o potencial dos grãos de café de Chiapas, os peritos Nespresso utilizam todo o seu know-how e torram o café separadamente. Uma parte do café verde é torrado a baixas temperaturas, durante um longo período de tempo, para proteger as delicadas notas a "pão" e nozes. A restante parte do café é sujeita a uma torrefação mais curta e intensa, para desenvolver uma textura suave e sedosa.

Karsten Ranitzsch, Head of Coffee da Nespresso, refere: "Apesar do uso de diferentes práticas na produção de café, as duas comunidades têm em comum surpreendente espírito de comunidade e a dedicação ao café, para atingirem o mesmo resultado, ou seja, o melhor café com uma qualidade de excelência - apreciada em todo o mundo".

UMUTIMA e TANIN são cafés Pure Origin, o que significa que 100% de cada café foi obtido nos respetivos países de origem. A Nespresso amplifica e enaltece a qualidade e potencial destes grãos, utilizando técnicas de torrefação separada, para obter o resultado perfeito em chávena.

UMUTIMA wa Lake Kivu (Intensidade 6)

Uma combinação entre uma textura fluida e fresca, com notas frutadas e reforçada por um final delicado. Pode ser apreciado como um Espresso ou um Lungo.

TANIM de Chiapas (Intensidade 7)

Doce harmonia entre uma textura sedosa e notas a nozes. Pode ser apreciado como um Ristretto ou um Espresso.

Tanto UMUTIMA wa Lake Kivu como TANIM de Chiapas podem ser apreciados com um pouco de leite, ou nas versões Cappuccino e Latte Macchiato.

Os novos Grands Crus Limited Edition estão disponíveis, por um período limitado de tempo, nas Boutiques e Clube Nespresso (através do telefone: 800 260 260, internet: www.nespresso.com e aplicação móvel Nespresso). PVP: 4,55€ a sleeve de 10 cápsulas.

Nestlé Nespresso SA é a empresa pioneira e referência para a mais alta qualidade de café premium em cápsulas. Com Sede em Lausanne, na Suíça, a Nespresso está presente em 62 países e tem mais de 10.500 Colaboradores. Em 2014, aumentou a sua rede de retalho global, tendo agora mais de 400 Boutiques exclusivas. Para mais informações visite o site corporativo da Nestlé Nespresso SA: www.nestle-Nespresso.com.